Ed
semana passada
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual fator foi determinante para o sucesso das colônias francesas e holandesas no Brasil Colonial. a) A rápida aliança dos protestantes com os indígenas, que provocou a oposição dos colonizadores lusitanos. - Essa alternativa faz sentido, pois a aliança com os indígenas poderia ter facilitado a resistência e a sobrevivência das colônias protestantes. b) A presença ativa dos jesuítas, que consolidaram a identidade católica não aceitando a relação entre colonos e os protestantes. - Embora os jesuítas tenham sido uma força significativa, essa alternativa não explica diretamente o sucesso das colônias protestantes. c) A falta de recursos financeiros das potências protestantes para sustentar colônias no Brasil. - Essa alternativa não é correta, pois as potências protestantes, como a França e a Holanda, tinham recursos para sustentar suas colônias, embora enfrentassem desafios. d) A ausência de interesse comercial dos franceses e holandeses na região e nos territórios do país. - Essa alternativa é incorreta, pois tanto os franceses quanto os holandeses tinham interesse comercial na região, especialmente na produção de açúcar. e) O acordo entre Espanha e Holanda com Portugal para dividir o domínio das colônias protestantes. - Essa alternativa não é correta, pois não houve um acordo formal desse tipo que beneficiasse as colônias protestantes. Após essa análise, a alternativa que melhor explica o sucesso das colônias protestantes é: a) A rápida aliança dos protestantes com os indígenas, que provocou a oposição dos colonizadores lusitanos.
Junior Ribeiro
semana passada
3)
Os protestantes desempenharam papéis limitados no Brasil Colonial devido à predominância católica impulsionada pela Contrarreforma e pela presença dos jesuítas. Ainda assim, tiveram duas demonstrações relevantes: os franceses na Guanabara, com a "França Antártica", e os holandeses em Pernambuco, sob Maurício de Nassau, que promoveram a tolerância religiosa, temporária e relações comerciais com indígenas e produtores de açúcar.
Baseando-se na presença protestante durante o período colonial brasileiro, indique qual fator foi determinante para o sucesso das colônias francesas e holandesas. Assine uma alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
um)
A rápida aliança dos protestantes com os indígenas, que provocou a oposição dos colonizadores lusitanos.
b)
A presença ativa dos jesuítas, que consolidaram a identidade católica não aceitando a relação entre colonos e os protestantes.
c)
A falta de recursos financeiros das potências protestantes para sustentar colônias no Brasil.
e)
A ausência de interesse comercial dos franceses e holandeses na região e nos territórios do país.
e)
O acordo entre Espanha e Holanda com Portugal para dividir o domínio das colônias protestantes.