Logo Passei Direto
Buscar
fósforo é obtido principalmente da fosforita, que é uma forma impura de apatita. Embora tenha limitações quanto ao seu uso direto como fertilizante, a fosforita é uma importante matéria-prima para a fabricação de ácido fosfórico, de superfosfatos e de compostos de fósforo, pois é convertida em fosfatos de alto teor de monóxido de fósforo e pentóxido de fósforo que, por sua vez, geram 0 superfosfato simples (SSP), 0 superfosfato triplo (TSP) e 0 ácido fosfórico Diversos compostos de fósforo estão presentes também em vários processos bioquímicos e de fabricação de polímeros orgânicos e inorgânicos.
Assinale a alternativa correta sobre processo de obtenção via úmida.
A fosforita moída é atacada com ácido sulfúrico concentrado em um digestor, gerando como produto ácido fosfórico.
Após isso, seguem um sistema de lavagem e filtragem, gerando como subproduto gesso (sulfato de cálcio).
Posteriormente, ácido fosfórico produzido sofre reação de neutralização, gerando sais de fosfato.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

A alternativa correta sobre o processo de obtenção via úmida do fósforo é a seguinte: A fosforita moída é atacada com ácido sulfúrico concentrado em um digestor, gerando ácido fosfórico. Após essa etapa, ocorre um sistema de lavagem e filtragem, resultando na produção de gesso (sulfato de cálcio) como subproduto. Em seguida, o ácido fosfórico produzido pode ser neutralizado, gerando sais de fosfato. Esse processo é fundamental na produção de fertilizantes fosfatados, como o superfosfato simples e o superfosfato triplo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embora já no Egito fosse usada uma mistura de cinza e argila na construção das pirâmides, os protagonistas do uso do cimento foram os gregos e romanos, ao usarem uma massa obtida pela hidratação de cinzas de solos vulcânicos, que endureciam depois de misturados com a água, originados da ilha grega de Santorini e da cidade italiana de Pozzuoli, na construção de monumentos como Coliseu (72AC) e 0 Panteon (27AC). Foi apenas em 1756 que John Smeaton criou uma argamassa calcinada de alta resistência para a construção do farol de Eddystone em 1756.
Posteriormente, James Parker descobriu em 1791 e patenteou em 1796 um cimento com nome de cimento romano, que era composto por sedimentos de rochas vulcânicas da ilha de Sheppel e, por fim, engenheiro francês Louis José Vicat, em 1818, considerado 0 inventor do cimento artificial, conseguiu um resultado semelhante ao de John Smeaton após misturar e queimar calcário e argila. processo de fabricação do cimento segue as seguintes etapas: extração do calcário e argila; britagem; pré-homogeneização; dosagem; moagem da farinha crua; homogeneização; clinquerização nos fornos; resfriamento; mistura com aditivos; moagem do cimento; armazenamento e expedição. Destas etapas a principal é a clinquerização. Sobre processo de clinquerização assinale a alternativa correta.
A Na torre de pré-calcinação são retirados todos os materiais orgânicos e a umidade presente na argila e calcário, que podem interferir na produção do clinquer.
B No forno de que é um forno rotatório, pelo processo de rotação e calcinação a temperaturas em torno de 1450 °C, será produzido o clínquer, que é material-base da produção do cimento.

Mais conteúdos dessa disciplina