Logo Passei Direto
Buscar
A polivalência, conforme descrito por Kuenzer (2000), é entendida como a ampliação da capacidade do trabalhador para aplicar novas tecnologias sem que haja uma mudança qualitativa dessa capacidade. Ela reflete a aptidão do trabalhador para desempenhar diferentes tarefas utilizando diversos conhecimentos com o intuito de enfrentar o caráter dinâmico do desenvolvimento científico-tecnológico.
Considerando as informações sobre polivalência e seu vínculo com o desenvolvimento científico-tecnológico, analise as afirmativas a seguir:
I. O caráter dinâmico do desenvolvimento científico-tecnológico força a flexibilização das práticas de trabalho, ainda que estas permaneçam fragmentadas.
II. A polivalência permite ao trabalhador realizar diferentes tarefas aplicando diversos conhecimentos, mas sem aprofundamento conceitual ou integração total entre as áreas de atuação.
III. A introdução de novas tecnologias exige do trabalhador uma capacidade ampliada de adaptação, mesmo sem alterar qualitativamente a essência de suas funções laboratoriais ou técnicas.
IV. A polivalência envolve a capacidade de lidar com desafios tecnológicos, utilizando conhecimentos diversos para solucionar problemas sem alcançar uma visão holística das práticas adotadas.
A II e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
E I, apenas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. O caráter dinâmico do desenvolvimento científico-tecnológico força a flexibilização das práticas de trabalho, ainda que estas permaneçam fragmentadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o desenvolvimento científico-tecnológico realmente exige uma adaptação nas práticas de trabalho, mesmo que essas práticas não sejam totalmente integradas. II. A polivalência permite ao trabalhador realizar diferentes tarefas aplicando diversos conhecimentos, mas sem aprofundamento conceitual ou integração total entre as áreas de atuação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a polivalência implica em uma capacidade de realizar diversas tarefas sem necessariamente ter um aprofundamento em cada área. III. A introdução de novas tecnologias exige do trabalhador uma capacidade ampliada de adaptação, mesmo sem alterar qualitativamente a essência de suas funções laboratoriais ou técnicas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a polivalência permite que o trabalhador se adapte a novas tecnologias sem que suas funções mudem qualitativamente. IV. A polivalência envolve a capacidade de lidar com desafios tecnológicos, utilizando conhecimentos diversos para solucionar problemas sem alcançar uma visão holística das práticas adotadas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a polivalência permite lidar com desafios, mas não necessariamente resulta em uma visão holística. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ciência e a tecnologia desempenham papéis fundamentais no avanço das sociedades modernas, impactando áreas como saúde, educação, economia e meio ambiente. No entanto, o desenvolvimento científico e tecnológico muitas vezes é direcionado por interesses específicos que podem não contemplar as necessidades de todas as camadas sociais. Surge, então, o questionamento: a quem serve realmente a ciência e a tecnologia? Essa indagação promove uma reflexão sobre o papel do conhecimento na redução de desigualdades, no enfrentamento de crises globais e na construção de um futuro mais sustentável e acessível.
Considerando as informações sobre o papel e a orientação do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A integração de diferentes perspectivas culturais e sociais nos avanços científicos pode promover soluções tecnológicas mais inclusivas e sustentáveis.
II. O desenvolvimento da tecnologia pode ser impulsionado por critérios científicos baseados apenas no avanço técnico, sem levar em conta questões éticas e impactos sociais.
III. A aplicação da ciência e da tecnologia pode alinhar-se prioritariamente aos interesses econômicos, o que tende a limitar seu alcance para a redução de desigualdades sociais.
IV. A ciência e a tecnologia, quando direcionadas exclusivamente pela lógica de mercado, alcançam um impacto social uniforme e ampliam os benefícios a todas as camadas populacionais.
A I, II e III, apenas.
B IV, apenas.
C II e IV, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II, III e IV.

As Revoluções Industriais trouxeram profundas transformações econômicas, sociais e tecnológicas. Na Primeira Revolução Industrial, marcada pela introdução da máquina a vapor e pela mecanização, houve uma substituição da força humana por máquinas, com grande impacto na organização do trabalho e no modo de vida. A Segunda Revolução Industrial, no século XIX, foi caracterizada pela produção em massa, pela utilização de petróleo e eletricidade e pelas inovações como a linha de montagem, que aumentaram a produtividade e criaram novos modelos de consumo. A Terceira Revolução Industrial, típica do século XX, foi marcada pela automação, uso de computadores e sistemas eletrônicos, promovendo uma integração tecnológica em larga escala. Na atualidade, a Quarta Revolução Industrial introduz conceitos como a internet das coisas e o uso intensivo de Big Data para a produção inteligente e conectada, sendo essencial para a criação de novos paradigmas produtivos e sociais.
Com base no texto apresentado e considerando o impacto das Revoluções Industriais para o avanço científico e tecnológico, assinale a alternativa correta:
A - A Quarta Revolução Industrial promoveu a produção inteligente e conectada, com tecnologias como internet das coisas e análise de Big Data, que demandam coleta contínua e processamento de grandes volumes de dados.
B - As diferentes Revoluções Industriais não tiveram relação direta com avanços científicos, sendo impulsionadas exclusivamente por demandas econômicas e sociais.
C - A Terceira Revolução Industrial caracterizou-se por um impacto limitado sobre a comunicação e os sistemas industriais, pois a automação ainda dependia de tecnologias rudimentares de informática.
D - A Primeira Revolução Industrial utilizou conhecimentos empíricos sobre energia térmica, desenvolvendo a máquina a vapor como principal inovação, o que não exigiu contribuições científicas significativas em termodinâmica.
E - A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela reorganização social que diminuiu a dependência do uso de combustíveis fósseis, promovendo uma economia mais sustentável impulsionada pela eletricidade.

O termo terceirização é usado para expressar a tendência das empresas, principalmente as indústrias, de se tornarem cada vez mais enxutas, mantendo apenas as operações consideradas essenciais. Todas as demais atividades são executadas por outras empresas menores, próximas fisicamente daquela que as contratou, quando necessário (como empresas de limpeza e vigilância ou de alimentação, por exemplo), ou dispersas ao redor do mundo, aproveitando a expertise e/ou o baixo valor do trabalho. Assim, para potencializar o lucro, uma empresa de grande porte tem sede num país e distribui suas atividades ao redor do mundo, em busca de matéria-prima mais acessível e mão de obra mais barata.
Com base no texto apresentado e a respeito do impacto da terceirização no cenário produtivo global, analise as afirmativas a seguir:
A Uma das motivações para a terceirização é possibilitar que empresas contratantes aproveitem a expertise das empresas terceirizadas, o que pode tornar as operações mais eficientes.
B A terceirização elimina a necessidade de desenvolvimento contínuo de habilidades pelos trabalhadores diretamente contratados pelas empresas de grande porte.
C A terceirização permite que empresas de grande porte foquem em suas atividades essenciais, garantindo, em todos os casos, a elevada qualidade das atividades terceirizadas.
D A estratégia de dispersão global das atividades de uma empresa está relacionada unicamente à busca por menor custo de produção, desconsiderando questões como logística e especialização.
E A centralização do controle das atividades terceirizadas em uma única sede impossibilita a ocorrência de falhas de comunicação ou coordenação entre diferentes setores.

Mais conteúdos dessa disciplina