Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Estratégica

Colégio Objetivo
As maiores responsabilidades que os dirigentes das instituições têm, com os futuros dirigentes que virão sucedê-los um dia, são:
Qual é a responsabilidade mais importante?
a. Garantir a rentabilidade e a lucratividade do negócio.
b. Manter uma boa imagem da entidade no mercado.
c. Construir e manter uma instituição saudável e com um futuro claro e delineado.
d. Recrutar e manter pessoal capacitado e treinado.
e. Nenhuma alternativa está correta.
User badge image
Estudando com Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar qual é a responsabilidade mais importante dos dirigentes em relação aos futuros líderes da instituição. Analisando as alternativas: a) Garantir a rentabilidade e a lucratividade do negócio - Embora importante, isso é mais uma preocupação imediata do que uma responsabilidade em relação ao futuro da liderança. b) Manter uma boa imagem da entidade no mercado - Isso é relevante, mas não é a principal responsabilidade em termos de sucessão de liderança. c) Construir e manter uma instituição saudável e com um futuro claro e delineado - Esta opção aborda a sustentabilidade e a visão de longo prazo da instituição, o que é fundamental para preparar futuros líderes. d) Recrutar e manter pessoal capacitado e treinado - Isso é importante, mas é uma parte do processo de construção de uma instituição saudável. e) Nenhuma alternativa está correta - Essa opção não se aplica, pois a alternativa (c) é válida. Diante disso, a responsabilidade mais importante dos dirigentes em relação aos futuros dirigentes é: c) Construir e manter uma instituição saudável e com um futuro claro e delineado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Michael Porter, as empresas precisam fazer uma opção entre três estratégias genéricas para alcançar desempenho acima da média na indústria.
Quais são essas estratégias?
a. Liderança em produto, diferenciação e foco.
b. Pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
c. Liderança em produto, diferenciação e segmentação.
d. Liderança em custo, diferenciação e foco.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Com base nas afirmacoes, identifique a sequência correta:
Qual é a sequência correta?
I. Um bom planejamento estratégico não deve se envolver com questões menores, tais como objetivos, metas e desafios, qualitativos ou quantitativos para a entidade, que serão objeto de um detalhamento operacional do dia a dia.
II. Os principais aspectos do negócio que devem ser abordados num bom plano estratégico são os aspectos institucionais, comerciais, financeiros, tecnológicos, de informática, de capacitação e de motivação de recursos humanos da instituição.
III. As transformações estratégicas devem ser realizadas por meio da contínua adequação das estratégias, da capacitação, da estrutura e da infraestrutura física e logística da empresa ou entidade.
IV. Uma boa metodologia de gestão estratégica deve dar ênfase, além de boa conceituação e formulação de estratégicas, na implementação das estratégias e dos planos de ação, sem descurar dos mecanismos formais de acompanhamento dos resultados e da eficácia das implantações.
V. A implantação da gestão estratégia numa organização pode, realmente, assegurar seu crescimento, continuidade e sobrevivência no longo prazo.
a. FVVVF.
b. FVFVF.
c. VFVFV.
d. VVVVF.
e. FVVVV.

Sobre os estudos de dependências de recursos, podemos dizer que: fusões, aquisições, joint ventures, alianças estratégicas e franquias são consideradas estratégias para gerenciar a dependência de recursos de uma corporação.
Qual é a alternativa correta?
I. Uma fusão é a criação de uma empresa a partir de ativos e demais aportes de duas empresas. Normalmente, as duas empresas continuam trabalhando com suas razões sociais antigas e a nova empresa atua paralelamente.
II. Uma joint venture consiste em um procedimento em que duas ou mais empresas criam um negócio em que são parceiras ou sócias em proporções iguais, isto é, capital equivalente.
III. A aliança estratégica acontece por meio da cooperativa para firmar parceria entre firmas que combinam seus recursos, suas capacidades e suas competências essenciais a fim de desenvolver, fabricar e distribuir produtos e serviços.
IV. No modelo de franquias, a franqueada oferece a expertise do negócio, enquanto a franqueadora realiza os investimentos necessários em ativos fixos único e exclusivamente daquele negócio.
a. I, II e III.
b. II e III.
c. II, III e IV.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Sobre a análise SWOT e a Matriz BCG, podemos dizer que:
Qual é a alternativa correta?
I. Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário, isto é, do ambiente.
II. A análise SWOT não pode servir como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma empresa.
III. Ponto de interrogação ou criança-problema: tem a pior característica quanto ao fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado.
IV. Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
a. I, II e III.
b. I, II e IV.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. III e IV.

Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como fornecedores e clientes. São vários os motivos para parcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até simplesmente cortar custos, afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas. É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto para dividir custos e riscos. A parceria pode ser entre concorrentes ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos que seguem.
Considere a seguinte situação hipotética. Três fabricantes de produtos distintos – uma de adereços e utilidades femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de produtos diversos com design não convencional –, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas. De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita enquadra-se no(s) modelo(s):
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II.
d. II e III.
e. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina