Logo Passei Direto
Buscar
Trincas são consideradas as descontinuidades mais graves em soldagem. São fortes concentradores de tensão, podendo favorecer o início da fratura frágil na estrutura soldada. De um modo bem simples, uma trinca pode ser considerada como o resultado da incapacidade do material em responder às solicitações impostas localmente pelas tensões decorrentes do processo de soldagem.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre trincas em soldagem, é correto afirmar que uma das causas de trincas na zona termicamente afetada do metal de base é:
A: a baixa quantidade de hidrogênio na atmosfera de soldagem.
B: a baixa concentração de enxofre no metal de base.
C: a ausência de tensões residuais de tração.
D: a baixa rigidez da junta soldada.
E: a baixa ductilidade do metal de base. (Resposta Correta)
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

A resposta correta é a letra E: "a baixa ductilidade do metal de base". A baixa ductilidade pode levar a uma maior suscetibilidade a trincas na zona termicamente afetada, pois materiais com baixa ductilidade não conseguem se deformar plasticamente para acomodar as tensões, resultando em fraturas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A estabilidade do processo de soldagem é afetada por diversos fatores. O resultado mais desfavorável da baixa estabilidade são os respingos, que são problemáticos em termos de perdas de material e extensão dos tempos de produção devido à limpeza, bem como a aparência. Além disso, a estabilidade do processo de soldagem e a qualidade da solda são analisadas por características que incluem o período de transferência e deposição de gotículas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estabilidade nos processos de soldagem, é possível afirmar que:
A: as variáveis específicas são selecionadas de acordo com cada processo de soldagem e dependem do número de passes do eletrodo, mas têm pouca importância nas características finais da peça soldada.
B: algumas das principais variáveis na soldagem a arco elétrico, que podem afetar a estabilidade do processo, são: nível e tipo da corrente, tensão da operação, estabilidade, comprimento e formação do arco. (Resposta Correta)
C: algumas das principais variáveis na soldagem a arco elétrico, que podem afetar a estabilidade do processo, são: espessura da peça a ser soldada, estrutura metalográfica e peso da peça a ser soldada.
D: existem variáveis específicas para cada processo, e outras que estão ligadas diretamente à operação de soldagem, mas que divergem do processo operacional.
E: são tantas as variáveis no processo de soldagem a arco elétrico que podem afetar a estabilidade do processo, que é impossível classificá-las corretamente.

Mais conteúdos dessa disciplina