Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao tesouro, em matéria de aquisição de propriedade móvel, é incorreto afirmar que:
A)
a) Trata-se de depósito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono não haja memória.
b) Quem o acha, em prédio alheio, tem direito a sua metade, pois a outra metade fica para a União Federal.
c) Se o dono do prédio encontra em seu imóvel o tesouro, este fica inteiro para o dono do prédio.
d) Se aquele que o acha é operário em pesquisa ordenada pelo dono do prédio, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio.
e) Caso um terceiro não autorizado pelo dono do prédio o encontre, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio.
A) a) Trata-se de depósito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono não haja memória.
B) b) Quem o acha, em prédio alheio, tem direito a sua metade, pois a outra metade fica para a União Federal.
C) c) Se o dono do prédio encontra em seu imóvel o tesouro, este fica inteiro para o dono do prédio.
D) d) Se aquele que o acha é operário em pesquisa ordenada pelo dono do prédio, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio.
E) e) Caso um terceiro não autorizado pelo dono do prédio o encontre, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta em relação à aquisição de propriedade móvel no contexto do tesouro: a) Trata-se de depósito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono não haja memória. - Esta afirmação está correta, pois define o que é um tesouro. b) Quem o acha, em prédio alheio, tem direito a sua metade, pois a outra metade fica para a União Federal. - Esta afirmação também está correta, de acordo com o Código Civil. c) Se o dono do prédio encontra em seu imóvel o tesouro, este fica inteiro para o dono do prédio. - Esta afirmação é correta, pois o dono do imóvel tem direito total sobre o tesouro encontrado em sua propriedade. d) Se aquele que o acha é operário em pesquisa ordenada pelo dono do prédio, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio. - Esta afirmação está correta, pois o tesouro encontrado em pesquisa ordenada pertence ao dono do prédio. e) Caso um terceiro não autorizado pelo dono do prédio o encontre, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio. - Esta afirmação é incorreta, pois, em geral, o terceiro que encontra o tesouro em propriedade alheia não pode simplesmente transferir a propriedade do tesouro para o dono do prédio. Portanto, a alternativa incorreta é a) e) Caso um terceiro não autorizado pelo dono do prédio o encontre, o tesouro fica inteiro para o dono do prédio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto à aquisição da propriedade, analise as proposições seguintes:
São corretas apenas as afirmativas:
I. A ocupação é modo de aquisição de bem móvel, não se aplica para imóveis.
II. A ocupação somente ocorre em relação a coisas sem dono, como na caça e na pesca, ou coisas abandonadas.
III. Em uma fazenda em que ocorra o “pesque e pague” a aquisição de peixes ocorre de modo bilateral, pois se trata de venda e compra aleatória, e não de ocupação.
IV. A descoberta é modo de aquisição de propriedade imóvel.
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) II e III.
D) III e IV.
E) II e IV.

Quanto à usucapião, analise as afirmativas que seguem:
Pode-se afirmar que:
I. Não pode ocorrer usucapião de coisa móvel.
II. A usucapião de coisas móveis pode ser: ordinária, em que o usucapiente deve provar a posse, boa-fé e justo título e o prazo é de 5 anos; e extraordinária, em que o prazo é de sete anos, bastando a prova da posse mansa e pacífica por tal período de tempo.
III. A usucapião de coisa móvel apenas ocorre em relação a bens públicos.
A) somente as proposições I e II são verdadeiras.
B) somente as proposições II e III são verdadeiras.
C) somente as proposições I e III são verdadeiras.
D) todas as proposições são falsas.
E) todas as proposições são verdadeiras.

Quanto à propriedade resolúvel, examine as proposições seguintes:
É correto afirmar que:
Quando a causa da resolução é superveniente, a resolução não tem efeito retroativo, e as consequências dela resultantes se contam apenas do momento da resolução. São válidos os atos de alienação praticados anteriormente.
Quando não se pode prever a resolução, devem ser protegidos os adquirentes de boa-fé; a lei confere validade aos atos de constituição de direitos reais de que eles participaram, não permitindo que os efeitos da resolução os alcancem.
A) As duas proposições são corretas, e a segunda justifica a primeira.
B) As duas proposições são corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
C) As duas proposições são falsas.
D) Somente a primeira proposição é correta.
E) Somente a segunda proposição é correta.

As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários.
A)
exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio.
inclusive os abrigos para veículos, que poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, independentemente de autorização expressa na convenção de condomínio.
mas os abrigos para veículos somente poderão ser alugados a pessoas estranhas ao condomínio, jamais alienados.
exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, ainda que haja autorização expressa na convenção de condomínio – tal autorização é nula.
exceto os abrigos para veículos, que só poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio com aprovação unânime dos condôminos.
A) exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio.
B) inclusive os abrigos para veículos, que poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, independentemente de autorização expressa na convenção de condomínio.
C) mas os abrigos para veículos somente poderão ser alugados a pessoas estranhas ao condomínio, jamais alienados.
D) exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, ainda que haja autorização expressa na convenção de condomínio – tal autorização é nula.
E) exceto os abrigos para veículos, que só poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio com aprovação unânime dos condôminos.

Analise as proposições abaixo sobre o condomínio geral, e assinale a alternativa correta:
A)
I. O uso da coisa comum deve ser de acordo com o seu destino e conforme a sua natureza.
II. Sem anuência dos demais condôminos não pode haver modificações que alterem a substância da coisa ou mudem a maneira tradicional de explorá-la.
III. Cada condômino responde aos outros pelos frutos que percebeu da coisa comum, e pelo dano que lhe causou.
IV. Se o prédio comum é habitado por um só dos condôminos, este não deve alugueres correspondentes aos demais quinhões.
A) Somente I, II e III são corretas.
B) Somente I, III e IV são corretas.
C) Somente I e II são corretas.
D) Somente II e III são corretas.
E) Todas são corretas.

Quanto ao condomínio geral, examine as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A)
I. Não pode haver ajuste de indivisão por mais de 5 anos, e presume-se juris et de jure que se a indivisão for condição estabelecida pelo doador ou testador ela o é somente por um quinquênio.
II. O condômino tem o direito de preferência na venda e na locação da coisa comum.
III. Quando mais de um condômino é interessado na quota a ser alienada por outro condômino, será preferido o que tiver na coisa benfeitorias mais valiosas e, não as havendo, o de quinhão maior.
A) Somente I e II são corretas.
B) Somente II e III são corretas.
C) Somente I e III são corretas.
D) Todas são corretas.
E) Todas são incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina