Logo Passei Direto
Buscar
(UEG) O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política levou os filósofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar:
a) a democracia racional, defendida por Demócrito
b) a oligarquia comercial, defendida por Sócrates
c) a aristocracia rural, defendida por Heráclito
d) o governo de filósofos, defendido por Platão
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a) a democracia racional, defendida por Demócrito - Demócrito é mais conhecido por suas contribuições à filosofia atomista e não é associado à defesa de uma democracia racional. b) a oligarquia comercial, defendida por Sócrates - Sócrates não defendeu uma oligarquia comercial; ele questionava as normas sociais e políticas de sua época, mas não propôs um sistema específico como esse. c) a aristocracia rural, defendida por Heráclito - Heráclito é famoso por suas ideias sobre mudança e fluxo, mas não é conhecido por defender uma aristocracia rural. d) o governo de filósofos, defendido por Platão - Platão, em sua obra "A República", defende a ideia de que os filósofos devem governar, pois são os mais sábios e capazes de entender o que é melhor para a sociedade. Diante da análise, a alternativa correta é: d) o governo de filósofos, defendido por Platão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Grécia Antiga, as principais cidades-estado foram
a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta
e) Roma e Babilônia

Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.
a. Ática
b. Democracia
c. Ditadura
d. Monarquia
e. Talassocracia

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de:
a. Tebas
b. Esparta
c. Atenas
d. Creta
e. Pérsia

Sobre a pólis grega é correto afirmar
a) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.
b) O termo “polis” em grego significa “sociedade”.
c) Elas não possuíam autonomia e poder.
d) Suas organizações sociais eram iguais para todas.
e) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.

(Vunesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
a) monarquia
b) democracia
c) república
d) oligarquia
e) plutocracia

Max Weber (1864-1920) afirma que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território […], reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física” (Weber, Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 56).
Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmação de Weber.
a) Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território.
b) O Estado foi sempre o único agente que pode utilizar legalmente a violência com o consentimento dos cidadãos – a violência dos pais contra os filhos, por exemplo, sempre foi ilegal.
c) Atualmente, o Estado é o único agente que utiliza a violência (ameaças, armas de fogo, coação física) como meio de atingir seus fins – assim a segurança de todos os cidadãos está garantida.
d) Outros grupos também podem utilizar a violência como recurso – por exemplo, as empresas privadas de vigilância – independente da autorização legal do Estado.
e) Todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contemporâneo – por exemplo, quando a polícia usa balas de borracha contra grevistas.

O Estado, objeto de estudo da Sociologia e da Ciência Política, constitui um mecanismo de controle social existente na sociedade. É CORRETO afirmar que:
a. O Estado democrático tem o poder pleno para determinar a vida de todos os indivíduos em sociedade, a partir do exercício de uma autoridade pessoal.
b. O Estado constitui a totalidade da estrutura social.
c. Só o Estado possui autoridade - poder legitimo - para regulamentar o uso da força.
d. Somente o Governo expressa a autoridade legítima do Estado, com os demais Poderes assumindo uma atuação alheia a esse aparato institucional.

Mais conteúdos dessa disciplina