Logo Passei Direto
Buscar
“Os cortes histológicos na maioria dos casos são corados para permitir sua observação ao microscópio. Para esta finalidade foram desenvolvidos ao longo do tempo inúmeras soluções de corantes e de misturas corantes. As misturas mais práticas e mais utilizadas obviamente são as que melhor distinguem os diversos componentes das células e da matriz extracelular. Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes, chamados hematoxilina e eosina, e a mistura é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina” (USP. Disponível em: . Acesso em mar. 2017.)
Em relação à coloração com hematoxilina e eosina, podemos afirmar que
1. o citoplasma das células é preferencialmente corado por hematoxilina.
2. estruturas ácidas, como DNA e RNA, são coradas principalmente pela eosina.
3. a membrana plasmática sempre é evidenciada pela hematoxilina e vista em microscópio óptico comum.
4. estruturas ácidas, como DNA e RNA, são coradas principalmente pela hematoxilina.
5. o núcleo das células sempre será visto corado em rosa.
User badge image
Questões Para a Compreensão

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Em relação à coloração com hematoxilina e eosina (HE), a afirmação correta é: 4. estruturas ácidas, como DNA e RNA, são coradas principalmente pela hematoxilina. As outras afirmações estão incorretas: 1. O citoplasma das células é preferencialmente corado pela eosina, não pela hematoxilina. 2. Estruturas ácidas, como DNA e RNA, são coradas principalmente pela hematoxilina, não pela eosina. 3. A membrana plasmática não é sempre evidenciada pela hematoxilina e pode não ser claramente visível em um microscópio óptico comum. 5. O núcleo das células é corado em azul pela hematoxilina, não em rosa. O rosa é a cor da eosina, que cora o citoplasma. Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir para responder à questão. “A técnica histológica representa um conjunto de procedimentos técnicos que, inicialmente, se difundiu entre os diversos profissionais das clínicas naturais, como os botânicos e zoologistas, sendo empregada também pelos anatomistas e histologistas da época. Geralmente, os estudiosos utilizavam conceitos e métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde, microscópio simples para descrever os tecidos; porém, somente duzentos anos após a descoberta do microscópio a utilização da técnica histológica foi utilizada como ferramenta para diagnóstico histopatológico. Por volta de 1828, Rudolph Virchow, médico alemão e antropologista, utilizou a análise histopatológica como ferramenta básica e essencial em qualquer laboratório de histologia e/ou anatomia patológica para elaborar as bases da patologia celular” (CAPUTO, L. F. G. et al. Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde. Capítulo 3 - Técnicas histológicas. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2020.)
Para que o patologista possa realizar a histotécnica de maneira correta, qual ordem ele deve seguir em relação aos seus procedimentos?
1. Coleta; fixação e clivagem; desidratação e clarificação; inclusão; corte; montagem.
2. Coleta; fixação e clivagem; inclusão; desidratação e clarificação; corte; montagem.
3. Coleta; corte; desidratação e clarificação; fixação e clivagem; inclusão; montagem.
4. Coleta; desidratação e clarificação; inclusão; corte; fixação e clivagem; montagem.
5. Coleta; corte; fixação e clivagem; desidratação e clarificação; inclusão; montagem.

Mais conteúdos dessa disciplina