Logo Passei Direto
Buscar
Grande parte da dinâmica da litosfera ocorre nos limites das placas tectônicas, em contraste com o interior delas, geralmente com atividades bem menos significativas.
Observe a figura abaixo:
A) são constituídos por terrenos datados do Cenozoico, tendo sua gênese relacionada aos movimentos das placas tectônicas, onde a geomorfologia resulta de dobramentos e intrusões plutônicas e metamorfismos.
B) essas áreas correspondem a terrenos jovens e elevados, possuindo grande complexidade rochosa e estrutural e são geradas a partir de dobramentos, acompanhados de intrusões, vulcanismos, abalos sísmicos e falhamentos.
C) possuem relevo acidentado, formado a partir dos movimentos epirogenéticos nos bordos das placas tectônicas, associados a intrusões, abalos sísmicos, estimulados pelas forças endógenas da Terra, especialmente as correntes de convecção da astenosfera.
D) a colisão entre uma placa continental e uma oceânica provoca, geralmente, a subducção daquela sobre esta, geralmente produzindo arcos magmáticos na borda do continente, onde há a predominância de rochas plutônicas e metamórficas.
E) nas zonas de subducção é abundante a quantidade de sedimentos advindos das rochas “quebradas” pelo tectonismo, que ocorre na margem convergente, e passam por metamorfismo devido a suas condições de pressão e temperatura das zonas onde se concentram.
User badge image
Portuguesando

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação à dinâmica da litosfera e aos limites das placas tectônicas. A) Fala sobre terrenos do Cenozoico e menciona dobramentos e intrusões, mas não aborda diretamente a dinâmica das placas tectônicas de forma clara. B) Esta alternativa menciona terrenos jovens e elevados, complexidade rochosa e estrutural, e relaciona com dobramentos, vulcanismos e abalos sísmicos, o que está alinhado com a dinâmica das placas tectônicas. C) Refere-se a movimentos epirogenéticos e intrusões, mas não é tão específica em relação aos limites das placas tectônicas. D) Foca na colisão entre placas e subducção, o que é um aspecto importante, mas não abrange toda a dinâmica da litosfera nos limites das placas. E) Menciona zonas de subducção e sedimentos, mas não é tão abrangente quanto a alternativa B. Após essa análise, a alternativa que melhor descreve a dinâmica da litosfera nos limites das placas tectônicas, considerando a complexidade e a atividade geológica, é a B): "essas áreas correspondem a terrenos jovens e elevados, possuindo grande complexidade rochosa e estrutural e são geradas a partir de dobramentos, acompanhados de intrusões, vulcanismos, abalos sísmicos e falhamentos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras “surrealismo” e “psicanálise”.
(A) Sur.re.a.lis.mo e psi.ca.ná.li.se.
(B) Su.rre.a.lis.mo e p.si.ca.ná.li.se.
(C) Sur.rea.lis.mo e psi.ca.ná.li.se.
(D) Sur.re.a.lis.mo e p.si.ca.ná.li.se.
(E) Sur.rea.lis.mo e p.si.ca.ná.li.se.

Assinale a alternativa que apresenta a divisão silábica correta.
(A) Tran – smi – ssí - veis.
(B) Pro – fi – ssi – o – nais.
(C) Sa – u – dá – ve - is.
(D) Ob – es – i – da - de.
(E) Pos – si – bi – li – da - de.

Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta.
(A) In-sul-to; ex-pre-ssão; ques-ti-o-na-men-to.
(B) So-cie-da-des; exa-mi-no; o-bra.
(C) A-per-fe-i-ço-a-men-to; ques-tõ-es; con-tra-di-tó-rio.
(D) A-va-li-a-ção; li-ber-da-de; ad-je-ti-van-do.
(E) Ar-gui-dor; su-bs-tan-ti-vos; cer-ta-men-te.

Assinale a alternativa em que os vocábulos apresentam separação silábica correta.
a) Pri-me-i-ro / a-pro-xi-ma-çã-o.
b) E-qui-pe / me-i-o.
c) Intr-oduz / rea-gi-ram.
d) I-ni-ci-a / a-ca-de-mi-a.
e) Pro-ce-sso / in-sti-tu-i-ção.

Lucas possui 12 anos de idade, e seu pai 51. Daqui a quantos anos a idade do pai será o quádruplo da idade de seu filho?
(A) 1
(B) 5
(C) 7
(D) 12
(E) 15

Nas questões externas, Dom João VI empreendeu duas campanhas militares nas fronteiras do país. No ano de 1809, tropas britânicas e portuguesas conquistaram a cidade de Caiena, capital da Guina Francesa. A manobra, que tinha por objetivo agredir o governo francês, colocou a região sob o domínio do Brasil até quando o Congresso de Viena restituiu a região à França. No ano de 1817, as tropas imperiais invadiram a Província Cisplatina. Essa nova investida militar era importante por razões diversas. Além de ser uma região de rico potencial econômico, o domínio sobre a região da Cisplatina impedia uma possível invasão napoleônica às colônias da Espanha, que havia sido dominada pelas tropas francesas. Dez anos depois, um movimento de independência pôs fim à anexação da Cisplatina, dando origem ao Uruguai.
Sobre as questões externas abordadas no texto, podemos concluir que D. João VI:
A) considerou legítimo a invasão dos territórios espanhóis, reivindicando em nome de sua esposa espanhola, Carlota Joaquina, a região platina.
B) após a independência da Cisplatina, atual Uruguai, encerrou aquela longa disputa pela região platina de uma vez por todas.
C) não interferiu além das fronteiras já reonhecidas do Brasil, evitando, assim, uma guerra maior entre Brasil e França.
D) optou por uma política mais agressiva em relação às fronteiras, mas ainda assim respeitou os limites franceses na América.
E) movimentou tropas em direção à Cisplatina e Argentina, mas não anexou nenhum território espanhol.

Mais conteúdos dessa disciplina