Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
[Laboratório Virtual – Assoreamento e Poluição dos Recursos Hídricos] As matas ciliares exercem importância fundamental na preservação das margens dos rios, essas formações encontram-se ao longo das margens de rios, córregos, lagos e nascentes. Seu principal papel é a proteção e na manutenção da qualidade dos recursos hídricos, além de proporcionarem habitat para diversas espécies da fauna e da flora. O desaparecimento das matas ciliares pode ser atribuído a várias causas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A Existe uma preocupação importante entre a sociedade e os órgãos públicos em preservar e recuperar as matas ciliares, tanto que as matas ciliares no Brasil estão praticamente 100% preservadas nas margens dos rios brasileiros.
B A principal causa do desaparecimento das matas ciliares é devido ao avanço da agricultura e pecuária, prova disso é que nas cidades as matas ciliares estão preservadas em 100% dos rios urbanos.
C Não existe problemas com relação às margens dos rios, as leis ambientais são rigorosas e respeitadas em todo o Brasil, mantendo intactas as matas ciliares em rios e córregos.
D A mata ciliar está muito bem preservada em áreas rurais, a sua extinção ou diminuição tem ocorrido apenas por fenômenos naturais, como enchentes, mas rapidamente tudo volta ao normal.
E As principais causas do desaparecimento das matas ciliares são: a remoção da vegetação para fins agrícolas, urbanização, expansão de infraestruturas e exploração madeireira e queimadas, bem como o total desrespeito às leis ambientais.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) Existe uma preocupação importante entre a sociedade e os órgãos públicos em preservar e recuperar as matas ciliares, tanto que as matas ciliares no Brasil estão praticamente 100% preservadas nas margens dos rios brasileiros. - Esta afirmação é exagerada, pois as matas ciliares estão longe de estar 100% preservadas no Brasil. B) A principal causa do desaparecimento das matas ciliares é devido ao avanço da agricultura e pecuária, prova disso é que nas cidades as matas ciliares estão preservadas em 100% dos rios urbanos. - Novamente, a afirmação sobre 100% de preservação nas cidades é incorreta. C) Não existe problemas com relação às margens dos rios, as leis ambientais são rigorosas e respeitadas em todo o Brasil, mantendo intactas as matas ciliares em rios e córregos. - Esta afirmação é falsa, pois existem muitos problemas relacionados à preservação das matas ciliares e as leis nem sempre são respeitadas. D) A mata ciliar está muito bem preservada em áreas rurais, a sua extinção ou diminuição tem ocorrido apenas por fenômenos naturais, como enchentes, mas rapidamente tudo volta ao normal. - Essa afirmação ignora as causas humanas que afetam as matas ciliares. E) As principais causas do desaparecimento das matas ciliares são: a remoção da vegetação para fins agrícolas, urbanização, expansão de infraestruturas e exploração madeireira e queimadas, bem como o total desrespeito às leis ambientais. - Esta alternativa apresenta uma visão realista e abrangente das causas do desaparecimento das matas ciliares. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil é um grande país, em especial quando observado pela ótica dos recursos hídricos. Por conta da distribuição geográfica dos muitos rios existentes no Brasil, as bacias hidrográficas foram regionalizadas, compondo as Regiões Hidrográficas Brasileiras. Sobre essas regiões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São doze as regiões hidrográficas no Brasil.
( ) A Região Hidrográfica Amazônica é a que possui maior área.
( ) A Região Hidrográfica do Paraná drena todos os estados da região Sul.
( ) O principal rio da Região Hidrográfica do Parnaíba é o Rio São Francisco.
A - V - F - V - F.
B - F - F - V - V.
C - F - V - F - V.
D - V - V - F - F.

Além de ser indispensável à manutenção da vida, desde o final do século XIX, a água também passou a ser utilizada na produção de energia elétrica. No Brasil, por algumas décadas, a tarifa sobre o consumo de energia elétrica era considerada barata, mas há duas décadas, aproximadamente, o custo de distribuição aumentou consideravelmente.
Sobre esse cenário, analise as alternativas a seguir: I- A União tem investido na construção de grandes hidrelétricas, enquanto os estados priorizam as chamadas PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas. II- Nos momentos de queda no nível dos reservatórios de água, a tarifa de energia elétrica tende a subir. III- O modelo de pequenas centrais hidrelétricas é viável apenas para atender à demanda de pequenas propriedades rurais. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A bacia do Rio São Francisco abrange parte dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Ela é uma importante fonte de água para a população local e, em alguns trechos, apresenta potencial hidrelétrico. Sobre a bacia hidrográfica do Rio São Francisco, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No território da bacia do Rio São Francisco se desenvolveu um contraste econômico e de densidade demográfica.
( ) A maior parte da água da bacia São Francisco é utilizada para irrigação e abastecimento urbano.
( ) As cidades que estão no território da bacia São Francisco são de grande porte, com predomínio de uma classe social homogênea, formada em geral pela classe média alta.
( ) Na bacia São Francisco há o predomínio da atividade econômica industrial, sendo que a maior parte da água é destinada para o uso de indústrias siderúrgicas.
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - F - F.
D F - V - V - F.

A região hidrográfica amazônica compreende cerca de 40% do território brasileiro. Os recursos hídricos dessa região são abundantes, mas tamanha disponibilidade também apresenta problemas. A ação antrópica sobre os sistemas naturais tem gerado problemas que causam impactos no regime dos rios da região. Com relação às principais atividades que geram impactos sobre os recursos hídricos nessa região, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Desmatamento.
II- Mineração.
III- Agropecuária.
IV- Navegação.
V- Desmineralização.
VI- Manejo Florestal.
A As opções I, II e V estão corretas.
B As opções I, II e III estão corretas.
C As opções IV, V e VI estão corretas.
D As opções I, IV e V estão corretas.

A bacia hidrográfica do Paraná é a terceira mais extensa do Brasil e ocupa territórios dos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Assim como em outras bacias hidrográficas, diversos conflitos de uso se manifestam sobre ela, entre eles o de geração de energia e navegação.
Sobre a bacia hidrográfica do Paraná, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nessa bacia hidrográfica há o predomínio de clima tropical, embora existam algumas regiões que apresentem clima subtropical. ( ) A bacia do Paraná tem uma boa preservação de seus recursos hídricos, devido ao manejo adequado dos solos e controle da erosão feita pela ANA (Agência Nacional das Águas). ( ) A bacia do Paraná tem áreas bastante populosas, com destaque para as cidades de São Paulo, Campinas, Curitiba e Brasília, ocorrendo inúmeros focos de poluição dos recursos hídricos, o que impossibilita diversos usos da água. ( ) Algumas áreas de ocupação humana estão sujeitas a inundações; além disso, há áreas sujeitas à erosão e com degradação do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - F - V - F.
C V - F - V - V.
D V - V - F - V.

A hierarquia fluvial estabelece os padrões para classificação dos cursos d'água, conforme o arranjo da rede de drenagem.
Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir: I- Um curso d'água de primeira ordem não possui afluentes. II- Quando dois cursos d'água de mesma ordem se encontram, passam a formar um curso d'água de uma ordem superior. Exemplo: quando dois rios de segunda ordem se encontram formam um rio de terceira ordem. III- Quando dois rios de ordens diferentes se encontram, o curso d'água que segue manterá a maior ordem. Exemplo: quando um curso d'água de primeira ordem encontra com outro de quinta ordem, o curso d'água que segue após o encontro continuará sendo de quinta ordem. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina