Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Geometria

Outros
Na classificação ABO (tipo sanguíneo), cada pessoa pertence a um grupo sanguíneo (A, B, AB e O). Nas hemácias humanas, podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é classificado como: Grupo A - possui somente o aglutinogênio A; Grupo B - possui somente o aglutinogênio B; Grupo AB - possui somente o aglutinogênio A e B; Grupo O - não possui aglutinogênios. No plasma sanguíneo humano, podem existir duas proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutinina anti-B. Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A, da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam a aglutinação ou o agrupamento de hemácias, o que pode entupir vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue no organismo. Esse evento relacionado à transfusão sanguínea, quando há aglutinação sanguínea entre duas amostras (doador e receptor), é popularmente conhecido como incompatibilidade sanguínea.
Sobre o nome da(s) substância(s) (proteína) que faz(em) essa diferenciação e o componente figurado (elemento figurado) que esta se liga, assinale a alternativa CORRETA:
A Glicoproteínas e está presente na membrana dos eosinófilos.
B Glicocorticoides e está presente na membrana dos macrófagos.
C Glicoproteínas e está presente na membrana dos eritrócitos.
D Glicoproteínas e está presente na membrana dos basófilos e macrófagos.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que foi apresentado sobre a classificação ABO e as substâncias envolvidas. A questão fala sobre as proteínas que fazem a diferenciação dos tipos sanguíneos, que são os aglutinogênios (A e B) presentes nas hemácias (ou eritrócitos). Essas proteínas são, de fato, glicoproteínas, que estão localizadas na membrana das hemácias. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Glicoproteínas e está presente na membrana dos eosinófilos. - Incorreto, pois as glicoproteínas relevantes estão nas hemácias, não nos eosinófilos. B) Glicocorticoides e está presente na membrana dos macrófagos. - Incorreto, glicocorticoides não são as proteínas que fazem a diferenciação sanguínea. C) Glicoproteínas e está presente na membrana dos eritrócitos. - Correto, pois as glicoproteínas que determinam os tipos sanguíneos estão na membrana dos eritrócitos. D) Glicoproteínas e está presente na membrana dos basófilos e macrófagos. - Incorreto, pois as glicoproteínas relevantes para a classificação sanguínea estão nas hemácias, não nos basófilos ou macrófagos. Portanto, a alternativa correta é: C) Glicoproteínas e está presente na membrana dos eritrócitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O principal componente do sistema nervoso é o neurônio, um tipo de célula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras células. A região entre dois neurônios é chamada de sinapse: as substâncias químicas que transmitem as mensagens de um neurônio para o outro são chamadas de mediadores, mensageiros químicos ou neurotransmissores. Os cientistas descobriram que em muitas doenças do sistema nervoso a quantidade desses neurotransmissores pode estar alterada.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Quando o neurônio é devidamente estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas em sua membrana, sempre dos dendritos em direção ao axônio. II- As sinapses nervosas ocorrem, em geral, entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro, mas também podem haver sinapses entre um axônio e um corpo celular, entre dois axônios, ou entre um axônio e uma célula muscular, neste caso, chamada sinapse neuromuscular. III- Dentre outras substâncias que atuam como neurotransmissores, podemos citar a dopamina. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

[Laboratório Virtual - Observação do esqueleto axial] O crânio humano consiste de 22 ossos individuais, que são em sua maioria conectados uns aos outros por articulações ossificadas, as chamadas suturas. Ele é subdividido nos ossos faciais (esqueleto facial) e na calota craniana (esqueleto cerebral). O esqueleto facial protege e suporta as estruturas faciais subjacentes, envolvendo os globos oculares; enquanto a calota craniana abriga o cérebro, além das estruturas dos ouvidos médio e interno (orelhas média e interna).
Analise a peça apresentada e assinale a alternativa CORRETA que corresponde à nomenclatura das estruturas indicadas com os números 1, 5, 7 e 13:
a) 1 = Frontal; 5 = Occipital; 7 = Nasal; 13 = Mandíbula.
b) 1 = Temporal; 5 = Vômer; 7 = Lacrimal; 13 = Maxila.
c) 1 = Parietais; 5 = Occipital; 7 = Zigomático; 13 = Palatino.
d) 1 = Esfenoide; 5 = Temporal; 7 = Zigomático; 13 = Vômer.

O coração contém câmaras cardíacas. Essas câmaras estão dividida por camadas teciduais, que podem ser consideradas como paredes. Sobre as câmaras cardíacas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Duas câmaras superiores (átrio direito e ventrículo esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (ventrículo direito e átrio esquerdo), sendo separados septo interventricular.
( ) Câmaras superiores (ventrículo direito e ventrículo esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (átrio direito e átrio esquerdo), sendo separados septo interventricular.
( ) Duas câmaras superiores (átrio direito e esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (ventrículo direito e esquerdo), sendo separados septo interventricular.
( ) Duas câmaras superiores (átrio direito e esquerdo), sendo separados pelo septo interventricular, duas câmaras inferiores (ventrículo direito e esquerdo), sendo separados septo interatrial.
a) F - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

As valvas atrioventriculares direita e esquerda, como seu nome sugere, estão localizadas entre os átrios e os ventrículos. Enquanto os átrios e os ventrículos estão relaxados (em diástole), essas valvas permanecem abertas e o sangue contido nos átrios flui em direção aos ventrículos. Quando os ventrículos se contraem (sístole ventricular), essas valvas se fecham e impedem que o sangue retorne aos átrios, direcionando, assim, o sangue contido nos ventrículos para o tronco pulmonar e para a aorta. Sobre os temos que as válvulas atrioventriculares direita e esquerda são conhecidas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A valva atrioventricular direita é também chamada de valva tricúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides.
II- A valva atrioventricular direita é também chamada de mitral ou bicúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides, enquanto a valva atrioventricular esquerda é chamada de valva tricúspide, por apresentar apenas duas válvulas.
III- A valva atrioventricular direita é também chamada de mitral ou bicúspide, por apresentar apenas duas válvulas, enquanto a valva atrioventricular esquerda é chamada de valva tricúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides.
IV- A valva atrioventricular esquerda é chamada de mitral ou bicúspide por apresentar apenas duas válvulas.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

O esqueleto humano possui diferentes funções, mas as mais conhecidas são a de proteção dos órgãos internos e auxílio na locomoção. O sistema esquelético é didaticamente dividido em dois.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa divisão:
A Esqueleto axial e esqueleto perpendicular.
B Esqueleto superior e esqueleto perpendicular.
C Esqueleto axial e esqueleto apendicular.
D Esqueleto superior e esqueleto apendicular.

A estrutura de uma articulação é dependente de uma combinação entre força e flexibilidade. Existem articulações muito fortes que não permitem nenhum movimento e existem articulações mais flexíveis e não tão fortes que permitem diferentes tipos de movimento. Quanto aos movimentos articulares, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- São determinados pelo formato do osso.
II- São determinados pela flexibilidade dos ligamentos.
III- São determinados pela tensão dos músculos.
IV- São independentes da tensão dos tendões.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina