Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), analise as seguintes assertivas:
Quais estão corretas?
I. Pesquisas mais recentes têm demonstrado a existência, nos alimentos, de vários compostos químicos com atividade biológica, destacando-se a presença de compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como carnes de gado, leite em pó e bebidas lácteas.
II. Os óleos, gorduras e açúcares têm elevada quantidade de calorias por grama. Óleos e gorduras têm 6 vezes mais calorias por grama do que grãos cozidos e 20 vezes mais do que legumes e verduras após cozimento. O açúcar tem 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.
III. Para que tenham longa duração e não se tornem rançosos precocemente, os alimentos ultraprocessados são frequentemente fabricados com gorduras que resistem à oxidação, mas que tendem a obstruir as artérias que conduzem o sangue no corpo.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
User badge image
Desafios para Aprender

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. Pesquisas mais recentes têm demonstrado a existência, nos alimentos, de vários compostos químicos com atividade biológica, destacando-se a presença de compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como carnes de gado, leite em pó e bebidas lácteas. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois realmente existem compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias em alimentos, mas carnes de gado e leite em pó não são os principais exemplos conhecidos por essas propriedades. Portanto, essa assertiva pode ser considerada incorreta. II. Os óleos, gorduras e açúcares têm elevada quantidade de calorias por grama. Óleos e gorduras têm 6 vezes mais calorias por grama do que grãos cozidos e 20 vezes mais do que legumes e verduras após cozimento. O açúcar tem 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas. Essa afirmativa é verdadeira, pois os óleos e gorduras realmente têm uma alta densidade calórica, e o açúcar também é mais calórico em comparação com a maioria das frutas. III. Para que tenham longa duração e não se tornem rançosos precocemente, os alimentos ultraprocessados são frequentemente fabricados com gorduras que resistem à oxidação, mas que tendem a obstruir as artérias que conduzem o sangue no corpo. Essa afirmativa é verdadeira, pois muitos alimentos ultraprocessados utilizam gorduras que podem ser prejudiciais à saúde cardiovascular. Com base na análise, a única assertiva correta é a II e a III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: D) Apenas II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina