Logo Passei Direto
Buscar

Cirurgia

Outros
MÚLTIPLA ESCOLHA CORRETO
A partir do trecho acima e sobre a relação de portugueses e africanos, é correto afirmar:
I. Quando o trecho fala que o tráfico de escravos foi interrompido. Não foi somente pela guerra, mas também pela Lei Feijó, que tornava ilegal o tráfico de escravos. Isso fez com que Portugal tentasse rapidamente acabar com as guerras, já que elas se tornavam caras e não tinham mais a lucratividade de antes.
II. Grande parte da compreensão que temos dos africanos é que formavam tribos desorganizadas e que aceitavam trocas desvantajosas, de conterrâneos por fumo ou pinga. Todavia, o trecho acima desmente isso ao mostrar que os africanos possuíam organização e consciência política e que conseguiam entender e jogar os jogos de poder contra os europeus.
III. Apesar de os portugueses, por meio dos traficantes e da Igreja, reduzirem as diferenças entre os africanos que saíam da África e chegavam às colônias, tratando suas origens de forma genérica, a atuação dos portugueses em territórios africanos conhecia os diferentes grupos e buscava alianças e explorar as rivalidades.
1. I e III.
2. I e II.
3. Correta: II e III.
4. I, II e III.
5. III.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Quando o trecho fala que o tráfico de escravos foi interrompido. Não foi somente pela guerra, mas também pela Lei Feijó, que tornava ilegal o tráfico de escravos. Isso fez com que Portugal tentasse rapidamente acabar com as guerras, já que elas se tornavam caras e não tinham mais a lucratividade de antes. Essa afirmativa parece correta, pois menciona a Lei Feijó e a relação entre o tráfico de escravos e as guerras. II. Grande parte da compreensão que temos dos africanos é que formavam tribos desorganizadas e que aceitavam trocas desvantajosas, de conterrâneos por fumo ou pinga. Todavia, o trecho acima desmente isso ao mostrar que os africanos possuíam organização e consciência política e que conseguiam entender e jogar os jogos de poder contra os europeus. Essa afirmativa também parece correta, pois destaca a organização e a consciência política dos africanos, desafiando estereótipos. III. Apesar de os portugueses, por meio dos traficantes e da Igreja, reduzirem as diferenças entre os africanos que saíam da África e chegavam às colônias, tratando suas origens de forma genérica, a atuação dos portugueses em territórios africanos conhecia os diferentes grupos e buscava alianças e explorar as rivalidades. Essa afirmativa também parece correta, pois reconhece a complexidade das relações entre portugueses e africanos. Agora, vamos verificar as alternativas: 1. I e III. (Corretas) 2. I e II. (Corretas) 3. Correta: II e III. (Corretas) 4. I, II e III. (Corretas) 5. III. (Correta) Como todas as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: 4. I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

tempos do tráfico? No início, para os portugueses, a Guiné teria se restringido ao litoral da costa ocidental áfricana, que tinha como centro comercial a feitoria de Cachéu, subordinada às ilhas de Cabo Verde. Esta era a área descrita nos contratos de arrendamento do século XV. Entretanto, à medida em que a expansão do comércio português avançou para o sul, o termo passou a ser também utilizado para designar as partes do litoral então conhecidas como Costa da Pimenta, Costa do Marfim, Costa do Ouro e Costa dos Escravos. Assim, toda a África Ocidental ao norte do Equador, do Rio Senegal ao Gabão, era conhecida então como a Guiné (p. 39).
Com base no trecho acima e no impacto da escravidão e da presença europeia na África, é correto afirmar:
I. Os portugueses tiveram uma preocupação bastante grande em definir claramente quem eram os africanos com quem se relacionavam, pois, assim, conseguiriam definir as características de cada um para vender no tráfico.
II. Os portugueses não se preocupavam em entender quais eram os povos africanos. Assim, os negros acabavam sendo organizados conforme o porto de origem e, então, misturava-se muitos rivais e povos que não falavam o mesmo idioma.
III. A presença portuguesa na África auxiliou na reorganização do território e na pacificação dos conflitos entre grupos inimigos, pois, ao delimitar territórios novos, Portugal acabou unindos os rivais.
1. I.
2. III.
3. I e III.
4. Incorreta: I e II.
5. II.

Mais conteúdos dessa disciplina