Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
o regime português. Quando os holandeses ocuparam Luanda, Nzinga aliou-se a eles contra Portugal
A partir do trecho acima e sobre a relação de portugueses e africanos, é correto afirmar:
I. Quando o trecho fala que o tráfico de escravos foi interrompido. Não foi somente pela guerra, mas também pela Lei Feijó, que tornava ilegal o tráfico de escravos. Isso fez com que Portugal tentasse rapidamente acabar com as guerras, já que elas se tornavam caras e não tinham mais a lucratividade de antes.
II. Grande parte da compreensão que temos dos africanos é que formavam tribos desorganizadas e que aceitavam trocas desvantajosas, de conterrâneos por fumo ou pinga. Todavia, o trecho acima desmente isso ao mostrar que os africanos possuíam organização e consciência política e que conseguiam entender e jogar os jogos de poder contra os europeus.
III. Apesar de os portugueses, por meio dos traficantes e da Igreja, reduzirem as diferenças entre os africanos que saíam da África e chegavam às colônias, tratando suas origens de forma genérica, a atuação dos portugueses em territórios africanos conhecia os diferentes grupos e buscava alianças e explorar as rivalidades.
1. I e II.
2. III.
3. Correta: II e III. Resposta correta
4. I e III.
5. I, II e III.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Quando o trecho fala que o tráfico de escravos foi interrompido. Não foi somente pela guerra, mas também pela Lei Feijó, que tornava ilegal o tráfico de escravos. Isso fez com que Portugal tentasse rapidamente acabar com as guerras, já que elas se tornavam caras e não tinham mais a lucratividade de antes. Essa afirmativa é verdadeira, pois a Lei Feijó realmente impactou o tráfico de escravos e a dinâmica das guerras. II. Grande parte da compreensão que temos dos africanos é que formavam tribos desorganizadas e que aceitavam trocas desvantajosas, de conterrâneos por fumo ou pinga. Todavia, o trecho acima desmente isso ao mostrar que os africanos possuíam organização e consciência política e que conseguiam entender e jogar os jogos de poder contra os europeus. Essa afirmativa é verdadeira, pois reconhece a organização e a consciência política dos africanos, desafiando estereótipos simplistas. III. Apesar de os portugueses, por meio dos traficantes e da Igreja, reduzirem as diferenças entre os africanos que saíam da África e chegavam às colônias, tratando suas origens de forma genérica, a atuação dos portugueses em territórios africanos conhecia os diferentes grupos e buscava alianças e explorar as rivalidades. Essa afirmativa também é verdadeira, pois os portugueses realmente buscavam explorar as rivalidades entre os diferentes grupos africanos. Agora, vamos verificar as alternativas: 1. I e II. (Verdadeiro) 2. III. (Verdadeiro) 3. Correta: II e III. Resposta correta (Verdadeiro) 4. I e III. (Verdadeiro) 5. I, II e III. (Verdadeiro) Como todos os itens I, II e III são verdadeiros, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: 5. I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo: “Apesar da existência de alguns “marcos” na historiografia sobre africanos no Brasil, a maior parte das referências à experiência áfricana está dispersa na literatura que lida com os vários aspectos da escravidão: trabalho, família, resistência, religião etc. Graças ao intercâmbio entre historiadores brasileiros e especialistas na história dos africanos em outras regiões da diáspora, a área de estudos propriamente áfricanistas no Brasil começa a se constituir em área destacada da grande área de estudos da escravidão. Isso porque a própria comparação das experiências dos africanos nas diversas regiões fora da África suscita debates próprios, relacionados com a experiência escrava, mas não centrados apenas nela.”
Sobre a História da África e a História do Brasil e com base no trecho acima, o que é correto afirmar?
I. A historiografia e a História demonstram, assim como o trecho, que não há qualquer relação da História do Brasil com a História da África, por isso, estudar História da África, no Brasil, é difícil.
II. A História da África no Brasil foi dependente da História da escravidão, uma vez que as relações diretas entre ambas são evidentes, pois vários africanos foram trazidos como escravos para a América.
III. É bastante recente – principalmente a partir dos anos 2000 – que os estudos sobre a África no Brasil ganham força e começam a ser pensados como uma categoria independente da História da Escravidão no Brasil.
IV. História da África foi pesquisada no Brasil desde os anos 1940, com uma produção bastante abundante e vasta. Portanto, a História da África tem uma presença na Historiografia brasileira há bastante tempo.
1. I e IV.
2. I, II e III
3. III e IV.
4. II e IV.
5. Correta: II e III.

[...] No século XIX, já no período do Estado nacional, esse quadro social escravista interno altamente estável permitiu a expansão inaudita do tráfico negreiro transatlântico – nas letras da lei, proibido desde 1831 – e do próprio escravismo brasileiro.
Sobre o trecho acima e o uso, no Brasil, de mão-de-obra escrava e vinda da África, é correto afirmar:
1. A situação de violência e repressão contra negros e africanos logo foi percebida e denunciada e o Brasil foi um país pioneiro na luta pelo direito dos escravos. O maior sinal disso é que o Brasil foi o primeiro país das Américas a abolir a escravidão.
2. A mão-de-obra áfricana foi trazida para o Brasil para trabalhar na mineração. Contudo, como a mineração não resultou em uma atividade econômica importante, a mão-de-obra áfricana também não se tornou um componente importante na economica colonial.
3. Os escravos na colônia não eram em grande número, sendo superado pelo número de trabalhadores livres. Todavia, a escravidão ficou marcada pela violência e pelo fato de ter deslocado, à força, um grande contingente de africanos.
4. A mão-de-obra escrava no Brasil era usada de forma especializada. Ou seja, os africanos eram trazidos para trabalhar exclusivamente no plantion e na colheita da cana, sendo que as outras etapas eram feitas por trabalhadores livres.
5. Correta: A situação do áfricano enquanto escravo era uma situação de “coisa”. Ou seja, ele não era considerado como um ser humano, mas sim como mercadoria. Por isso, podia ser guardado, transportado, comprado e vendido. Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina