Logo Passei Direto
Buscar

Qual das transfusões ocorre incompatibilidade? a) A- para B- b) B- para B+ c) O+ para AB+ d) AB- para B- e) A- para AB-

User badge image
Aprimorando com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para determinar qual transfusão pode causar incompatibilidade, precisamos entender os grupos sanguíneos e a compatibilidade entre eles. - A transfusão de A- para B- (a) é incompatível, pois o receptor B- possui anticorpos anti-A. - A transfusão de B- para B+ (b) é compatível, pois o receptor B+ pode receber B-. - A transfusão de O+ para AB+ (c) é compatível, pois O é doador universal. - A transfusão de AB- para B- (d) é incompatível, pois o receptor B- possui anticorpos anti-A. - A transfusão de A- para AB- (e) é compatível, pois AB- não possui anticorpos anti-A. Analisando as opções, as transfusões que causariam incompatibilidade são: a) A- para B- e d) AB- para B-. Entretanto, como a pergunta pede uma única opção, a resposta correta é: a) A- para B-.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

CASO CLÍNICO: Maria tinha 31 anos quando engravidou pela terceira vez. Seu grupo sanguíneo era A, Rh-negativo. O marido era A, Rh-positivo. Seu primeiro filho era um menino saudável. Durante a 2 a gestação, seu Coombs indireto foi positivo para um título de 1:16. O feto foi acompanhado e, após 36 semanas de gestação, o parto foi induzido. Na 3 a gestação, o exame de Coombs indireto foi positivo para um título de 1:8 na 14 a semana e de 1:16 na 18 a semana de gestação. O líquido amniótico foi coletado de 2 em 2 semanas e mostrou uma quantidade elevada de bilirrubina (principalmente da bilirrubina indireta), mostrando que as hemácias fetais haviam sido lisadas. Na 29 a semana de gestação, uma amostra de sangue foi obtida através da veia umbilical mostrando um hematócrito de 6,2% (normal: 45%). Como o feto estava muito anêmico, foram transfundidos 85 mL de papa de hemácias O, Rh-negativo pela veia umbilical. O feto foi examinado semanalmente para verificar o aparecimento de hidropisia fetal, o que não foi observado. Na 34 a semana de gestação, o hematócrito da amostra de sangue retirada da veia umbilical era de 21% e 80 mL de papa de hemácias foram transfundidos. Na 35 a semana de gestação, verificou-se que o feto estava suficientemente maduro e o parto foi induzido. Nasceu uma menina saudável e o hematócrito foi de 29%. Não foi necessário tomar medidas terapêuticas adicionais.
3- Por que a eritroblastose fetal no sistema Rh ocorre frequentemente a partir da 2° gestação de feto com grupo sanguíneo incompatível?

Mais conteúdos dessa disciplina