Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Sabões e detergentes são utilizados diariamente nas residências, indo parar nos esgotos, que frequentemente são descartados em rios. O principal problema do despejo de sabões e detergentes é a formação de espumas sobre a superfície da água, impedindo que oxigênio da atmosfera se dissolva, acarretando a morte dos seres vivos que habitam os rios. Outros animais que são prejudicados pelo despejo dos sabões e detergentes são as aves pescadoras. Elas possuem o corpo coberto por um óleo que as impede de afundar. Quando há excesso de detergente ou sabão na água, esse óleo é eliminado das penas, que se encharcam, fazendo com que o animal se afogue. Como os sabões são fabricados a partir de óleos e gorduras de origem natural, são capazes de ser biodegradados por microrganismos, pois tudo que a natureza cria ela consegue decompor. Porém, os detergentes são de origem sintética, e por isso a legislação faz uma exigência para sua produção”.
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 3 da disciplina Indústrias Químicas de Bebidas e Alimentos, assinale V para verdadeiro ou F para falso sobre o impacto ambiental dos sabões e detergentes:
( ) A DBO diz respeito à quantidade de oxigênio necessária para que os microrganismos consigam degradar a matéria orgânica de uma mistura.
( ) As empresas devem adotar estratégias para aumentar o máximo possível a DBO e DQO nos resíduos gerados.
( ) Os efluentes gerados pelas empresas devem ficar com pH entre 6,5 e 7,5, caso não estejam nesta faixa devem ser neutralizados.
( ) Se os efluentes tiverem excesso de fosfatos eles podem causar eutrofização dos rios, pelo crescimento exagerado de algas.
( ) Os fosfatos podem ser substituídos por agentes quelantes nos detergentes, diminuindo o risco de eutrofização.
A V – V – F – F – F
B V – F – F – V – V
C V – V – V – F – F
D F – F – V – V – F
E F – V – F – F – V
User badge image
Estudo Através de Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o impacto ambiental dos sabões e detergentes: ( ) A DBO diz respeito à quantidade de oxigênio necessária para que os microrganismos consigam degradar a matéria orgânica de uma mistura. É verdadeira (V). A Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) mede a quantidade de oxigênio que os microrganismos consomem para decompor a matéria orgânica presente em um efluente. ( ) As empresas devem adotar estratégias para aumentar o máximo possível a DBO e DQO nos resíduos gerados. É falsa (F). As empresas devem buscar reduzir a DBO e a DQO (Demanda Química de Oxigênio) nos resíduos, pois altos níveis indicam poluição e impacto negativo no meio ambiente. ( ) Os efluentes gerados pelas empresas devem ficar com pH entre 6,5 e 7,5, caso não estejam nesta faixa devem ser neutralizados. É verdadeira (V). O pH dos efluentes deve estar dentro dessa faixa para não causar danos ao meio ambiente e à vida aquática. ( ) Se os efluentes tiverem excesso de fosfatos eles podem causar eutrofização dos rios, pelo crescimento exagerado de algas. É verdadeira (V). O excesso de fosfatos nos corpos d'água pode levar à eutrofização, que é o crescimento excessivo de algas, prejudicando a qualidade da água e a vida aquática. ( ) Os fosfatos podem ser substituídos por agentes quelantes nos detergentes, diminuindo o risco de eutrofização. É verdadeira (V). Agentes quelantes podem ser utilizados como alternativas aos fosfatos, ajudando a reduzir o risco de eutrofização. Agora, organizando as respostas: V - F - V - V - V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é a C) V – F – V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “O gelo para utilização em alimentos deve ser fabricado a partir de água potável, mantido em condição higiênico-sanitária que evite sua contaminação. O vapor, quando utilizado em contato direto com alimentos ou com superfícies que entrem em contato com alimentos, deve ser produzido a partir de água potável e não pode representar fonte de contaminação. O estabelecimento deve dispor de recipientes identificados e íntegros, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes para conter os resíduos. Os coletores utilizados para deposição dos resíduos das áreas de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotados de tampas acionadas sem contato manual.”
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 1 sobre “Funcionamento seguro das indústrias” da disciplina Indústrias Químicas de Bebidas e Alimentos, assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Existe uma ferramenta de controle de contaminação chamada 4 M (matéria, mão de obra, método e meio ambiente).
( ) O Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) fazem parte do M de meio ambiente dos 4 M.
( ) Para garantir o controle de contaminação um dos fatores é a mão de obra, que precisa ter formação e treinamentos contínuos.
( ) A ISO/TS 22002-1 de 2012 inclui aspectos desde a construção de edifícios até a distribuição dos produtos.
( ) As boas práticas de fabricação incluem requisitos como frequência de higienização e cuidados com acessórios e resíduos de saneantes.
A F – V – F – V – V
B F – F – V – V – V
C F – V – V – V – F
D V – V – F – F – V
E V – F – V – F – F

Leia o trecho a seguir: “No uso comercial, encontramos a´guas minerais engarrafadas, classificadas em minerais e potáveis de mesa. A evolução da produção de água mineral e potável de mesa e´ crescente no Brasil. As primeiras informações disponíveis sobre o envase de água mineral datam de 1911. Nesse ano, só´ os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tinham indústrias montadas, com volume de 1.420 mil litros engarrafados. Em 2009, segundo o Anuário Estatístico do Departamento Nacional de Produção Mineral, a produção de água mineral envasada no Brasil chegou a 5.323.779 mil de litros, sendo o estado de São Paulo o maior produtor nacional, com 980.746 mil litros envasados; seguido por Pernambuco, com 876.622 mil litros; Rio de Janeiro, com 381.174 mil litros; Minas Gerais, com 369.136 mil litros; e Bahia, com 366.518 mil litros envasados.”
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 2 da disciplina Indústrias Químicas de Bebidas e Alimentos, assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A água metereológica pode ser usada na indústria de bebidas, porque já possui sais minerais dissolvidos na quantidade correta.
( ) As águas superficiais podem ser usadas na indústria de bebibas e alimentos, desde que tratada.
( ) A água potável para ser usada em bebidas e alimentos precisa ter teor de minerais abaixo de 0,5 g/L.
( ) A água mineral pode ter característica terapêutica, visto que passa por diferentes camadas do solo.
( ) A água radioativa deve ter no máximo 1,4 milimicrocuries de radioatividade, sendo a melhor água para as indústrias de bebidas e alimentos.
A F – F – F – V – V
B F – V – V – F – F
C V – F – F – V – V
D V – V – V – F – F
E F – V – V – V – F

Leia o trecho a seguir: “Quando a água não se encontra dentro dos parâmetros de potabilidade definidos, é necessário selecionar, planejar e aplicar procedimentos que permitam o tratamento e ajuste adequado da sua potabilidade. Dependendo do procedimento, são utilizadas fontes de radiação (ultravioleta) ou compostos químicos (ozônio, cloro) responsáveis pela eliminação da carga microbiológica, turbidez ou, ainda, diminuição da dureza da água. A cloração, cloraminação ou aplicação de dióxido de carbono são processos utilizados no controle da desinfecção da água contaminada, sendo necessário observar as condições de tempo de contato e concentração residual dos compostos químicos utilizados, de acordo com os valores indicados nos anexos IV, V e VI da Portaria MS nº 2914/2011”.
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 2 da disciplina Indústrias Químicas de Bebidas e Alimentos, assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmacoes a seguir sobre desinfecção da água na indústria de bebidas e alimentos:
( ) O ozônio é um excelente biocida e forte oxidante, podendo ser usado no tratamento e desinfecção da água.
( ) A radiação ultravioleta, que fica na faixa de 400 a 700 nm, também pode ser usada na desinfecção da água, pois penetra a parede celular dos microrganismos.
( ) Após a desinfecção a água não pode ter resíduos de ácidos haloacéticos acima de 0,08 mg/L.
( ) A quantidade máxima de bromato e clorito na água após desinfecção deve ser de 10,00 mg/L.
( ) O cloro residual livre não deve ser superior a 5 mg/L na água após desinfecção.
A V – F – V – F – V
B V – V – V – F – F
C V – F – V – V – V
D F – V – F – F – F
E F – F – F – V – V

Leia o trecho a seguir: “Surfactantes ou tensoativos têm a capacidade de diminuir a tensão superficial, pois a parte polar de sua estrutura interage com as moléculas do solvente, diminuindo a interação entre elas. […] Outra propriedade dos sabões e detergentes é a capacidade de formar micelas. Micelas são estruturas esféricas formadas por moléculas anfipáticas (que possuem parte polar e parte apolar) como as do sabão e do detergente. Óleos e gorduras, como já sabemos, são insolúveis em água, o que dificulta a limpeza. Os detergentes, que possuem partes de sua molécula que interagem com a gordura e partes que interagem com a água, irão formar as micelas, englobando a gordura e facilitando sua dispersão e seu deslocamento na água, e, consequentemente, a limpeza”.
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 3 da disciplina Indústrias Químicas de Bebidas e Alimentos, assinale V para verdadeiro ou F para falso sobre as propriedades de um detergente ideal:
( ) Se o detergente possuir agentes quelantes, ele pode auxiliar na remoção da dureza da água.
( ) Um detergente precisa ser atóxico, ou seja, não irritar a pele.
( ) O ideal é que o detergente não solubilize a sujeira, assim ele não contamina o ambiente.
( ) Detergentes precisam ser não corrosivos, para não atacar a superfície lavada.
( ) O ideal é que detergentes sejam biodegradáveis e com baixo custo.
A F – F – F – V – V
B V – V – F – V – V
C F – F – V – V – V
D V – V – V – V – V
E V – V – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina