Logo Passei Direto
Buscar
(Adaptado de UNIFESP, 2014) O paciente EDC, de 49 anos, está internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva devido ao pós-operatório de retirada de tumor de esôfago. Foi prescrito analgesia à base de morfina. No entanto, foi necessário o aumento da dose após alguns dias para se obter o mesmo efeito observado anteriormente.
Assinale a opção que corresponde ao possível efeito provocado pelo medicamento que justifique a necessidade de aumento da dose.
Potenciação
Competição
Adição
Tolerância
Sinergismo
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

A situação descrita indica que o paciente está apresentando a necessidade de aumentar a dose de morfina para obter o mesmo efeito analgésico. Isso é característico do fenômeno conhecido como tolerância. A tolerância ocorre quando o corpo se adapta ao medicamento, exigindo doses maiores para alcançar o mesmo efeito que antes. Portanto, a resposta correta é: Tolerância.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Adaptado de UNIFESP, 2014) Paciente ADE, 78 anos, é internado no hospital devido a um Infarto do miocárdio. Durante a internação o paciente recebe aspirina, atenolol e heparina, que deve ser monitorada periodicamente através do TTPA.
Marque a alternativa que indica a propriedade de certos fármacos, como a da aspirina e da heparina que justificaria o monitoramento ou não.
Tempo de excreção do fármaco.
Potência do fármaco.
Tempo de absorção do fármaco.
Indice Terapêutico do fármaco.
Capacidade de se ligar a receptores.

Paciente asmático realiza tratamento com teofilina administrada em doses orais de 10mg a cada 6 horas. Como o controle do broncoespasmo não estava satisfatório, suspeitou-se de baixos níveis plasmáticos. Assim, dosou-se o nível sérico logo antes da administração, sendo o resultado de 5mg/mL (nível mínimo desejado = 10mg/mL).
Assinale a alternativa que corresponda a dose corrigida para este paciente, considerando que a concentração fique dentro dos níveis desejados.
20mg
40mg
5mg
15mg
25mg

Os modelos farmacocinéticos matemáticos são baseados em compartimentos. São descritos os modelos com um, dois ou até três compartimentos.
De acordo com a abordagem clássica, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmacoes sobre as características dos compartimentos:
( ) Após a administração do fármaco os compartimentos devem apresentar uma homogeneidade de distribuição.
( ) Após a administração do fármaco os compartimentos devem apresentar um equilíbrio lento das concentrações.
( ) Após a administração do fármaco, as concentrações dentro do compartimento podem ser diferentes.
( ) As barreiras entre os compartimentos são limitadas pelas velocidades de difusão do fármaco.
V - F - F - V
V - V - V - V
V - F - V - V
F - F - F - V
V - F - F - F

Na clínica, para garantir que um fármaco exerça suas atividades de forma satisfatória, é ideal que ele tenha uma boa biodisponibilidade. Esse conceito farmacocinético pode ser definido como:
A fração inalterada do fármaco que alcança a circulação sistêmica após a administração por qualquer via.
O volume de plasma que possui o fármaco completamente solubilizado, após a ingestão de uma dose-padrão.
O tempo necessário para reduzir à metade da dose de um fármaco e fazer com que ele exerça seus efeitos.
A dose-padrão de um fármaco utilizada para um grupo populacional, fazendo com que se obtenham os efeitos desejados.
A medida da capacidade do organismo em eliminar um fármaco através dos órgãos de eliminação.

A determinação por ensaios laboratoriais das concentrações plasmáticas durante o uso dos medicamentos, denominado como monitoramento terapêutico, é capaz de otimizar a terapia farmacológica, tornando-a mais segura e eficaz.
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmacoes, sobre as condições que são descritas como indicação para realizar o monitoramento terapêutico.
( ) Quando a janela terapêutica não está bem definida.
( ) Quando a faixa entre as concentrações terapêuticas e tóxicas são distantes.
( ) Quando há a suspeita de eventos adversos.
( ) Quando uma mesma dose de fármaco apresenta uma alta variabilidade interindividual de suas concentrações plasmáticas.
( ) Quando há uma suspeita de resposta subterapêutica.
V - F - V - V - F
V - F - F - F - V
F - F - V - F - V
V - F - V - V - V
F - V - V - V - F

Ao analisarmos a curva de decaimento exponencial em escala logarítmica do modelo farmacocinético de dois compartimentos podemos observar duas retas, conforme imagem ilustrativa:
Baseado neste modelo, assinale a alternativa que corresponda a ordem correta das fases que ocorrem após a administração de um fármaco.
Absorção e eliminação.
Absorção e distribuição.
Distribuição rápida e eliminação.
Eliminação e distribuição rápida.
Distribuição lenta e eliminação.

Uma forma de administração que apresenta 100% de biodisponibilidade do fármaco e é amplamente utilizada na clínica para induzir um efeito farmacológico imediato, principalmente em atendimentos emergenciais. Sobre a forma de admistração descrita, marque a opção correta.
Via intravenosa.
Via subcutânea.
Via retal.
Via oral.
Via intramuscular.

Mais conteúdos dessa disciplina