Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
(UFSC/SC/2019 - adaptada) A Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013 regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências.
Sobre essa resolução assinale a alternativa correta.
Cabe ao farmacêutico participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos.
É vedada ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.
É vedado ao farmacêutico avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente como instrumento para individualização da farmacoterapia.
Cabe ao farmacêutico, com supervisão e anuência médica, elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente.
Cabe ao farmacêutico fazer a evolução farmacêutica e registrá-la no prontuário do paciente após o consentimento médico e da equipe de enfermagem do referido registro.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

A alternativa correta sobre a Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, é: "Cabe ao farmacêutico participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos." As outras alternativas apresentadas contêm informações incorretas sobre as atribuições do farmacêutico conforme a resolução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que haja o uso racional de medicamentos, uma série de etapas racionais no momento da prescrição devem ocorrer.
I. Elaborar um plano para a monitorização da ação do fármaco e determinar um parâmetro de avaliação final para a terapia. II. Definir claramente o objetivo terapêutico após o diagnóstico. III. Estabelecer o esquema posológico. IV. Planejar um programa de educação do paciente. V. Prescrever o medicamento apropriado de acordo com a eficácia e segurança. Dentre estas, assinale a sequência correta.
V, II, I, III, IV
III, I, II, V, IV
IV, V, I, II, III
II, V, III, I, IV
II, I, III, IV, V

(Adaptado de Instituto UniFil - 2020 - Prefeitura de Luiziana - PR - Médico Clínico Geral Plantão PSF). O biomarcador, ou marcador de necrose miocárdica, mais sensível e específico no diagnóstico das síndromes coronarianas agudas é
mioglobina
proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-HS)
troponinas
creatinoquinase MB (CK-MB).
DHL (Desidrogenase láctica)

(Adaptado IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - CE - 2021) Pacientes idosos e pediátricos podem ter, em algumas situações, dificuldade de deglutição. Para evitar esse tipo de problema, indica-se o uso de:
pós, por serem mais facilmente absorvidos na própria boca.
injetáveis, por não dependerem da capacidade de deglutição do paciente.
cápsulas, por possuírem um invólucro de proteção.
comprimidos, por terem revestimento.
líquidos, por facilitarem o processo de ingestão.

Mais conteúdos dessa disciplina