Buscar

O que tênias? diagnóstico? prevenção?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Moretto

As tênias são platelmintos popularmente conhecidos por solitárias, pelo fato de que, normalmente, só existe um indivíduo parasitando o organismo das pessoas, causando uma doença conhecida por teníase.

As tênias mais comuns são achatadas e longas, parecidas com uma fita, e chegam a atingir cerca de 8 metros de comprimento. Dois tipos de tênias costumam parasitar o homem: a Taenia solium e a Taenia saginata.

O corpo de uma tênia possui uma cabeça, ou escólex, que apresenta ventosas. Na Taenia solium, além das ventosas, também há ganchos, com os quais o animal se prende à parede do intestino do hospedeiro. Logo abaixo do escólex, vêm o pescoço e o corpo, formado por uma série de anéis conhecidos por proglotes.

O crescimento de uma tênia ocorre na região do pescoço; as proglotes recém-formadas ficam próximas ao escólex.

As tênias são hermafroditas: em cada proglote há órgãos reprodutores masculinos e femininos. Elas são capazes de se autofecundar (os espermatozóides de uma proglote podem fecundar os óvulos de outra proglote). Com a fecundação, as proglotes se enchem de ovos.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Moretto

    1. Medidas de prevenção que devem ser adotadas:

  • Não ingerir carnes de porco ou de boi de origem duvidosa, isto é, que não tenham passado pela fiscalização dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária. Mesmo conhecendo a origem da carne, evitar comê-la malpassada. O cozimento prolongado mata as larvas.

  • Lavar bem frutas, verduras e legumes antes de serem ingeridos crus.

  • Tratar os doentes.

  • Saneamento básico com construção de fossas ou redes de esgotos para impedir que o solo e a água sejam contaminados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais