Logo Passei Direto
Buscar
Ao enfatizar o desenvolvimento da criança surda e a organização de espaços educativos de educação infantil que tenham a Libras como língua de interlocução, este estudo se embasa no viés histórico-cultural, especialmente nos escritos de Vygotsky (2008, 2011), que pressupõem a existência das bases biológica e cultural no desenvolvimento de cada sujeito.
Sobre a aprendizagem da criança surda, avalie as informações a seguir.
I. No aspecto social a escola deve ser o primeiro local de acesso a língua de sinais para as crianças surdas, que é o período ideal para este acesso.
II. Culturalmente os pais são os responsáveis pela língua materna dos filhos, a criança surda tem mais facilidade de aprender em casa, pois para ela não é todo lugar que ela consegue ter acesso as informações.
III. Biologicamente as crianças surdas são filhas de pais surdos.
II, apenas.
I, II, III.
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. No aspecto social, a escola deve ser o primeiro local de acesso à língua de sinais para as crianças surdas, que é o período ideal para este acesso. Verdadeiro, a escola é um ambiente fundamental para o aprendizado da Libras e para a socialização das crianças surdas. II. Culturalmente, os pais são os responsáveis pela língua materna dos filhos; a criança surda tem mais facilidade de aprender em casa, pois para ela não é todo lugar que ela consegue ter acesso às informações. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas pode ser enganosa. Embora os pais desempenhem um papel importante, nem sempre a criança surda tem acesso à língua de sinais em casa, especialmente se os pais não são surdos ou não conhecem a Libras. III. Biologicamente, as crianças surdas são filhas de pais surdos. Falso, nem todas as crianças surdas são filhas de pais surdos. A surdez pode ocorrer em crianças cujos pais são ouvintes. Agora, analisando as alternativas: - II, apenas. (Falsa, pois a afirmativa II é parcialmente verdadeira, mas não é totalmente correta.) - I, II, III. (Falsa, pois a III é falsa.) - I, apenas. (Verdadeira, pois a I é a única afirmativa totalmente correta.) - III, apenas. (Falsa, pois a III é falsa.) - I e III, apenas. (Falsa, pois a III é falsa.) Portanto, a alternativa correta é: I, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mônica é surda de nascença e seus pais são ouvintes. Durante algum período de sua infância ela não interagia muito com os pais, pois eles sem orientação não sabiam como comunicar-se com a filha. Por isto, a saída para conseguirem alguma interação foi a proposta da comunicação total de Mônica, em que ela buscava todas estratégias para conseguir compreender seus pais.
Para que Mônica tivesse acesso à comunicação por meio de língua de sinais, o ideal seria:
Na alfabetização Mônica aprendesse a língua de sinais introduzida pela escola, que é uma obrigação tendo em vista que a Libras é a primeira língua do surdo.
No período pré-linguístico seus pais introduzissem movimentos e gestos com as mãos para que Mônica ficasse exposta à língua desde o nascimento.
A partir dos 17 meses de vida, em que os pais de Mônica conseguem facilmente compreender que ela tem deficiência auditiva e se faz necessário a introdução da língua de sinais.
Na produção do enunciado, seus pais correlacionassem a palavra com o movimento, este período é o ideal para que Mônica iniciasse o primeiro contato com a língua de sinais.
No período pré-linguístico Mônica deveria ser introduzida a compreensão das palavras, logo no balbuciar, assim ela compreenderia o som para repeti-lo na língua de sinais.

Mais conteúdos dessa disciplina