Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
"O pH normal do sangue oscila entre 7,35 e 7,45. Havendo aumento das concentrações de íons H , o pH estará abaixo de 7,35, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H, o pH ficará acima de 7,45, caracterizando a alcalose." Furoni, R. M., Neto, S. M. P., Giorgi R. B., Guerra, E. M. M. DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 -12, 2010.
Sobre o pH sanguíneo e sua relação com os rins, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I - Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantém o pH sanguíneo entre 7,30 e 7,40. PORQUE II - O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido a constante filtração do sangue. Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as asserções: I - "Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantêm o pH sanguíneo entre 7,30 e 7,40." Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois os rins realmente desempenham um papel importante na regulação do pH sanguíneo, mas o intervalo normal do pH do sangue é entre 7,35 e 7,45, não 7,30 e 7,40. Portanto, essa asserção é considerada falsa. II - "O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido à constante filtração do sangue." Essa afirmação é verdadeira, pois o pH da urina pode variar bastante dependendo da dieta, hidratação e outros fatores, enquanto o pH sanguíneo é mais regulado. Agora, vamos às alternativas: A) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (Correta) B) As asserções I e II são falsas. (Incorreta) C) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Incorreta) D) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (Incorreta) E) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: A) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pH da urina pode variar de paciente para paciente, geralmente não indica nenhum quadro clínico mais grave, apenas reflete o estilo de vida do paciente uma vez que está diretamente relacionado ao metabolismo.
Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais fatores internos que causam o aumento do pH urinário, ou seja, que tornam a urina alcalina.
A Dieta pobre em proteínas, rica em laticínios e com frutas cítricas.
B Dieta rica em proteínas, pobre em laticínios e com frutas cítricas.
C Presença de infecções por bactérias produtoras de urease (convertem ureia em amônia) e acidose respiratória ou metabólica.
D Alcalose respiratória ou metabólica e dieta rica em proteínas.
E Dieta rica em proteínas e acidose respiratória.

Mais conteúdos dessa disciplina