Buscar

Paradoxo

Um viajante no tempo volta ao passado para um momento em que seus avós ainda não se conheciam, mata seu avô e, como consequência, impede o próprio nascimento. O problema é que, sem ter nascido, como o viajante pode voltar no tempo para matar seu avô?

💡 2 Respostas

User badge image

Tiago L. Makio Silva

Você criará o paradoxo do avô, o próprio tempo poderia corigir a si mesmo e impedir que a anomalia, no caso você mesmo viajasse jo tempo, o então ocorreria uma cadeia de circunstâncias que lhe impediria de matar seu avô, como voce ser atingido por um raio momentos antes de sua tentativa de homicídio, arma travaria, enfim, o proprio tempo se corrigiria.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em um modelo proposto por David Deutsch em 1991, esses paradoxos criados pelos loops poderiam ser evitados em uma escala quântica  por causa do comportamento das partículas fundamentais do modelo padrão, pois elas seguem apenas regras muito específicas de probabilidade ao invés de regras estritamente determinísticas.


A solução proposta para o modelo de Deutsch quanto ao “Paradoxo do Avô”, é mais ou menos a seguinte: em vez de alguém atravessar um loop para matar seu próprio ancestral, imagine que uma partícula fundamental volte no tempo para “apertar um botão” na máquina que a criou. Se a partícula consegue “apertar o botão” da máquina que a criará, a máquina emitirá a partícula de volta através do loop, se a partícula não “apertar o botão”, a máquina não emitirá nada.


Neste cenário não existe certeza pré-determinística de que a partícula será emitida, apenas uma distribuição de probabilidades. O modelo de Deutsch postula que para manter a consistência quântica, qualquer partícula que entrar no loop, deve sair do outro lado mantendo as mesmas propriedades. Então uma partícula emitida pela máquina com uma probabilidade de 50% de entrar no loop, entraria por ele e sairia do outro lado com a mesma probabilidade de 50% de “apertar o botão” e entrar no loop, atribuindo a si mesma a probabilidade de 50% de criar a si mesma. Vamos extrapolar, se a partícula fosse uma pessoa, ela teria nascido com 50% de probabilidade de matar seu avô, dando a seu avô 50% de probabilidade de escapar da morte pelas malévolas mãos do neto, isso é bom o suficiente em termos probabilísticos para fechar o ciclo causal e escapar do paradoxo. Por mais estranho que possa parecer, esta solução está de acordo com as leis conhecidas da mecânica quântica.


No modelo proposto pela equipe de Ralph, eles estudaram o modelo de Deutsch usando interações entre pares de fótons polarizados com um sistema quântico que eles alegam ser matematicamente equivalente a um único fóton atravessando um loop. Eles obviamente não enviaram nada de volta no tempo, mas na simulação, comprovaram matematicamente que uma viagem no tempo poderia se sustentar do ponto de vista da mecânica quântica.


Fonte: https://meiobit.com/296661/simulacao-experimental-das-curvas-fechadas-do-tempo-poderia-resolver-viagem-no-tempo/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais