"O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970, como principal resposta à Crise do Petróleo."
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) sobre a definição de neoliberalismo:
( ) Os neoliberais enxergam o Estado de bem-estar social como uma continuação do liberalismo. Eles consideram a proteção social dos trabalhadores e vulneráveis como um aprofundamento dos princípios liberal-democráticos.
( ) A ideia geral de Estado para os neoliberais pode ser resumida no conhecido jargão Estado Mínimo. O liberalismo clássico já apregoava tal ideia, combatendo os princípios da altamente centralizada economia mercantilista.
( ) Após a 2ª Guerra e, principalmente, a partir dos anos 70 a crítica dos neoliberais se volta para o Estado do Bem-estar social e nos princípios Keynesianos de condução da economia pelo Estado, o chamado intervencionismo estatal. Estas políticas eram vistas como um germe de socialismo ou mesmo, de totalitarismo pelos neoliberais.
( ) Os neoliberais acreditam que a intervenção do Estado na economia é importante para enfrentar crises e estimular o pleno emprego. O Estado, no pensamento neoliberais, tem a função de investir para alargar o espaço da iniciativa privada.
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V, V, V, V
B
V, V, F, F
C
F, F, V, V
D
V, F, F, V
E
F, V, V, F
Ed
mês passado
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o neoliberalismo: ( ) Os neoliberais enxergam o Estado de bem-estar social como uma continuação do liberalismo. Eles consideram a proteção social dos trabalhadores e vulneráveis como um aprofundamento dos princípios liberal-democráticos. É falsa (F). Os neoliberais geralmente criticam o Estado de bem-estar social, considerando-o uma forma de intervenção excessiva do Estado na economia. ( ) A ideia geral de Estado para os neoliberais pode ser resumida no conhecido jargão Estado Mínimo. O liberalismo clássico já apregoava tal ideia, combatendo os princípios da altamente centralizada economia mercantilista. É verdadeira (V). O conceito de Estado Mínimo é central para o neoliberalismo, que busca reduzir a intervenção estatal na economia. ( ) Após a 2ª Guerra e, principalmente, a partir dos anos 70 a crítica dos neoliberais se volta para o Estado do Bem-estar social e nos princípios Keynesianos de condução da economia pelo Estado, o chamado intervencionismo estatal. Estas políticas eram vistas como um germe de socialismo ou mesmo, de totalitarismo pelos neoliberais. É verdadeira (V). Os neoliberais criticam o intervencionismo estatal e associam as políticas de bem-estar social a tendências socialistas. ( ) Os neoliberais acreditam que a intervenção do Estado na economia é importante para enfrentar crises e estimular o pleno emprego. O Estado, no pensamento neoliberais, tem a função de investir para alargar o espaço da iniciativa privada. É falsa (F). Os neoliberais defendem a redução da intervenção estatal, acreditando que o mercado deve se autorregular. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: E) F, V, V, F.