(Liquigás, 2018) - O principal fator que distingue o monopólio natural do monopólio puro é que, no monopólio natural:
Opções da pergunta 1:
a)
uma única empresa consegue operar com custos unitários menores do que os que prevaleceram, caso mais de uma empresa operasse no setor.
b)
a maior eficiência produtiva descarta a necessidade de que a empresa monopolista seja regulada pelos órgãos antitruste competentes.
c)
as barreiras à entrada de concorrentes potenciais são inexistentes.
d)
a existência de patentes torna praticamente impossível a entrada de concorrentes potenciais.
e)
a regra de maximização de lucros é similar à da concorrência perfeita.
Ed
há 4 semanas
Para distinguir o monopólio natural do monopólio puro, é importante entender que o monopólio natural ocorre em setores onde uma única empresa pode fornecer o produto ou serviço a um custo menor do que se houvesse várias empresas competindo. Isso geralmente acontece em indústrias com altas barreiras de entrada e custos fixos elevados, como serviços públicos. Vamos analisar as alternativas: a) Uma única empresa consegue operar com custos unitários menores do que os que prevaleceram, caso mais de uma empresa operasse no setor. - Esta opção está correta, pois é a definição de monopólio natural. b) A maior eficiência produtiva descarta a necessidade de que a empresa monopolista seja regulada pelos órgãos antitruste competentes. - Isso não é necessariamente verdade, pois mesmo monopólios naturais podem ser regulados. c) As barreiras à entrada de concorrentes potenciais são inexistentes. - Isso não é correto, pois no monopólio natural, as barreiras à entrada são altas. d) A existência de patentes torna praticamente impossível a entrada de concorrentes potenciais. - Isso se refere mais a monopólios puros do que a monopólios naturais. e) A regra de maximização de lucros é similar à da concorrência perfeita. - Isso não é verdade, pois a maximização de lucros em monopólios é diferente da concorrência perfeita. Portanto, a alternativa correta é: a) uma única empresa consegue operar com custos unitários menores do que os que prevaleceram, caso mais de uma empresa operasse no setor.