Logo Passei Direto
Buscar
A quem compete elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas e assessorar o Ministro de Estado da Defesa na condução dos exercícios conjuntos e quanto à atuação de forças brasileiras em operações de paz, além de outras atribuições que lhe forem estabelecidas pelo Ministro de Estado da Defesa?
(A) ao Ministro da Defesa.
(B) ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
(C) às Forças Armadas.
(D) ao Presidente da República.
(E) aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender a estrutura de comando e as atribuições dentro das Forças Armadas brasileiras. O planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas e a assessoria ao Ministro da Defesa são funções específicas que não são atribuídas ao Ministro da Defesa diretamente, mas sim a um órgão que coordena as ações das três Forças. Analisando as alternativas: (A) ao Ministro da Defesa - O Ministro é responsável pela política de defesa, mas não elabora o planejamento diretamente. (B) ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas - Esta é a entidade responsável por elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas e assessorar o Ministro da Defesa. (C) às Forças Armadas - Muito genérico, não especifica quem dentro das Forças Armadas. (D) ao Presidente da República - O Presidente tem um papel mais amplo e não se envolve diretamente no planejamento operacional. (E) aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica - Eles comandam suas respectivas Forças, mas o planejamento conjunto é uma atribuição do Estado-Maior Conjunto. Portanto, a alternativa correta é: (B) ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, o serviço militar é obrigatório nos termos da lei.
Sendo assim, é correto afirmar que
(A) as mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.
(B) as mulheres e os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório mesmo em tempo de guerra, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.
(C) somente os eclesiásticos ficam isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz, sujeitos, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.
(D) somente as mulheres ficam isentas do serviço militar obrigatório em tempo de paz, sujeitas, porém, a outros encargos que a lei lhes atribuir.
(E) às Forças armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica ou política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente administrativo.

A responsabilidade integral pelas decisões que tomar um militar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar cabe ao
(A) seu superior direto.
(B) comandante de sua Unidade.
(C) comando de sua Força.
(D) grupo que lidera.
(E) próprio militar.

A Constituição da República Federativa do Brasil (1988) apresenta disposições relativas à organização, destinação e constituição tanto das Forças Armadas quanto dos órgãos de segurança pública, que é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Com base nas disposições constitucionais acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) As Forças Armadas destinam-se à garantia da lei e da ordem.
b) As polícias civis são consideradas forças auxiliares e não são incumbidas das funções de polícia judiciária.
c) A polícia federal não é considerada força auxiliar e não exerce função de polícia judiciária.
d) Os corpos de bombeiros militares são considerados reserva do Exército e não são incumbidos das atividades de defesa civil.
e) As polícias militares são incumbidas da preservação da ordem pública e da polícia ostensiva, não sendo consideradas reserva do Exército.

A Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, ao tratar da organização das Forças Armadas e da sua direção superior, estabelece a competência de alguns órgãos e autoridades. Considerando as disposições dessa lei complementar sobre esse assunto, assinale a opção correta.
a) Ao Ministro de Estado da Defesa compete promover os oficiais-generais das Forças Armadas.
b) Ao Ministro de Estado da Defesa compete nomear os oficiais-generais das Forças Armadas para os cargos que lhes são privativos.
c) Ao Ministro de Estado da Defesa compete exercer a direção superior das Forças Armadas.
d) Ao Ministério da Defesa compete elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas.
e) Ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas compete formular a política e as diretrizes referentes aos produtos de defesa empregados nas atividades operacionais.

Mais conteúdos dessa disciplina