Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Drogas estimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro. Com essa hiperexcitabilidade, aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental.
PORQUE
II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental. Essa afirmação é verdadeira, pois descreve corretamente o efeito das drogas estimulantes no sistema nervoso central (SNC). II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão. Essa afirmação é falsa, pois as drogas estimulantes não atuam no receptor GABAérgico; na verdade, elas geralmente aumentam a atividade de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Falsa, pois a II é falsa. B) As asserções I e II são proposições falsas. Falsa, pois a I é verdadeira. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Falsa, pois a II é falsa. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Falsa, pois a I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: nenhuma das alternativas apresentadas está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As drogas depressoras do SNC são aquelas que diminuem a atividade do cérebro, deixando o organismo mais lento. Seus efeitos imediatos são a redução da tensão emocional, da atenção, da concentração, da memória e da capacidade intelectual.
Sobre as drogas consideradas depressoras do SNC, assinale a alternativa CORRETA:
A Barbitúricos, benzodiazepínicos e cocaína.
B Anfetaminas, benzodiazepínicos e álcool.
C Cocaína, barbitúricos e opioides.
D Barbitúricos, benzodiazepínicos e opioides.

A cocaína (COC) é uma droga ilícita, ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do SNC, de uso e comercialização proibidos. O cloridrato de cocaína é extraído por meio de processos químicos das folhas de coca (Erythroxylum coca).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A COC é administrada para fins recreativos somente pela via intranasal e causa sensações de euforia, agitação e até mesmo alucinações.
( ) A forma mais comum pela qual se comercializa a base livre é o chamado crack, ou merla, no Brasil.
( ) As folhas de COC podem ser mascadas, forma tradicional nos países andinos.
A V - F - F.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - V.

Barbitúricos são substâncias utilizadas desde o século XX para o tratamento de ansiedade e agitação de pacientes, principalmente por indivíduos com problemas psiquiátricos.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apesar de o coma ser o principal sinal de intoxicação aguda por barbitúricos, não é característico, sendo necessário o diagnóstico laboratorial.
( ) Boa parte das intoxicações por barbitúricos acontece por tentativa de suicídio, extrapolação da dose e ingestão acidental.
( ) Para intoxicações provocadas por barbitúricos, é preconizado a utilização da atropina como antídoto.
A V - V - F.
B V - F - F.
C F - V - V.
D V - V - V.

As anfetaminas são drogas estimulantes, usadas muitas vezes como substâncias emagrecedoras, mas que apresentam sérios efeitos adversos sobre o organismo.
Sobre as anfetaminas, assinale a alternativa CORRETA:
A A anfetamina e os análogos dela atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores α e β adrenérgicos.
B Os anfetamínicos são livres de prescrição médica, podendo ser utilizado por qualquer indivíduo.
C Pertencem a classe das anfetaminas a heroína, codeína e morfina.
D Os anfetamínicos são ativadores da MAO, enzima responsável pela oxidação da norepinefrina e da serotonina.

As anfetaminas são substâncias de origem sintética e com efeitos estimulantes. São frequentemente chamadas de speed ou cristal.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As anfetaminas são responsáveis pela liberação direta dos neurotransmissores das vesículas sinápticas, promovendo a recaptação deles, com consequente aumento da concentração sináptica.
PORQUE
II- Uma vez que as anfetaminas aumentam a concentração de norepinefrina nas sinapses, efeitos pulmonares podem surgir a partir do uso. Altas concentrações de norepinefrina e epinefrina circulantes podem induzir efeitos tóxicos no pulmão.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina