Os componentes de um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD)trabalham de forma integrada para fornecer um ambiente gerenciado e consistente para a manipulacao de dados.
Associe os componentes de um SGBD listados na Coluna I com suas respectivas funcoes na Coluna II.
Coluna I
1. Mecanismo de armazenamento
2. Catalogo de metadados
3. Linguagem de acesso ao banco de dados.
4. Gerenciador de bloqueio.
Coluna II
()Atua como um repositorio para todos os objetos de bancos de dados, registrando informacoes sobre eles e sendo consultado para obter detalhes sobre as estruturas existentes.
()Componente basico do SGBD que faz interface com o sistema de arquivos no nivel do sistema operacional para persistir os dados.
()Gerencia o acesso simultaneo aos mesmos dados, evitanto que multiplos usuarios tentem modificar os dados ao mesmo tempo.
()Fornece uma API para acessar e modificar dados, criar objetos de banco de dados e proteger o acesso, sendo o SQL um exemplo.
A sequencia CORRETA de preenchimento dos parenteses, de cima para baixo, é:
A - 2 - 4 - 1 - 3
B - 2 - 1 - 4 - 3
C - 3 - 4 - 1 - 2
D - 1 - 2 - 3 - 4
E - 4 - 3 - 2 - 1
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada item da Coluna I e correlacioná-los com as descrições da Coluna II: Coluna I: 1. Mecanismo de armazenamento 2. Catálogo de metadados 3. Linguagem de acesso ao banco de dados 4. Gerenciador de bloqueio Coluna II: - ( ) Atua como um repositório para todos os objetos de bancos de dados, registrando informações sobre eles e sendo consultado para obter detalhes sobre as estruturas existentes. - ( ) Componente básico do SGBD que faz interface com o sistema de arquivos no nível do sistema operacional para persistir os dados. - ( ) Gerencia o acesso simultâneo aos mesmos dados, evitando que múltiplos usuários tentem modificar os dados ao mesmo tempo. - ( ) Fornece uma API para acessar e modificar dados, criar objetos de banco de dados e proteger o acesso, sendo o SQL um exemplo. Agora, vamos correlacionar: 1. Mecanismo de armazenamento: ( ) Componente básico do SGBD que faz interface com o sistema de arquivos no nível do sistema operacional para persistir os dados. 2. Catálogo de metadados: ( ) Atua como um repositório para todos os objetos de bancos de dados, registrando informações sobre eles e sendo consultado para obter detalhes sobre as estruturas existentes. 3. Linguagem de acesso ao banco de dados: ( ) Fornece uma API para acessar e modificar dados, criar objetos de banco de dados e proteger o acesso, sendo o SQL um exemplo. 4. Gerenciador de bloqueio: ( ) Gerencia o acesso simultâneo aos mesmos dados, evitando que múltiplos usuários tentem modificar os dados ao mesmo tempo. Portanto, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: B - 2 - 1 - 4 - 3.