Logo Passei Direto
Buscar
Marta doou a livia um livro rarode direito civil, que constava da colecao de sua falecida avo, maria esta na condicao de testadora , havia destinado a bilioteca como legado, em testamento, para sua neta, marta (legataria). livia se oereceu para visitar a biblioteca, circunstacia na qual se encantou com a colecao de classicos franceses.

Livia , entao, ofereceu-se para adquirir ao preco de R$ 1.000,00 (mil Reais) , todos os livros a colecao , oportunidade em que foi informada por marta , acerca da existencia de acao que corria na vara de sucessoes, movida pelos herdeiros legitimos e maria. a acao visava impugnar a validade do testamento e, por conseguinte, reconhecer a ineficacia do legdo (da biblioteca) recebido por marta, mesmo assim , Livia decidiu adquirir a coleção , pagando o respectivo preço.

com base no caso hipotetico acima descrito , podemos afirmar que quanto aos livros adquiridos pelo contrato de compra e venda, Livia podera demandar Maria pela evicçao. esta afirmaçao e verdadeira ou falsa , justifique sua resposta
User badge image
azevedojoaopaulo5gmail.com

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A afirmação é verdadeira. Livia poderá demandar Marta pela evicção, pois, ao adquirir os livros, ela não foi informada de forma adequada sobre a ação que corria na vara de sucessões, que poderia afetar a validade da venda. De acordo com o artigo 447 do Código Civil, o vendedor é responsável pela evicção, ou seja, se um terceiro reivindicar a propriedade do bem vendido e Livia perder a posse dos livros, ela poderá exigir de Marta a devolução do preço pago e eventuais perdas e danos. Portanto, a falta de informação sobre a ação judicial que poderia impactar a aquisição configura um vício que dá a Livia o direito de buscar a reparação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina