Durante muito tempo, a América Portuguesa foi descrita como um grande canavial escravista voltado exclusivamente para venda de açúcar à Europa. Segundo essa premissa, a economia colonial não tinha uma dinâmica própria, pois dependia das vendas para o exterior. Todavia, alguns pesquisadores atualmente defendem a tese de que a economia colonial era diversificada e possuía uma dinâmica própria.
Elaborado pelo Professor, 2023.
Baseado nesta premissa, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. a criação de gado começou nas proximidades dos engenhos, sendo utilizado como força motriz ou mesmo no transporte de produtos. Contudo, a tendência das terras mais férteis para o cultivo da cana foi empurrando os criadores para o interior, possibilitando a ampliação das áreas de pastagens.
II. a plantação de mandioca era tão relevante para a economia colonial que chegou até virar lei. Além do seu alto consumo na colônia, a farinha de mandioca era utilizada tanto para alimentar os escravizados trazidos da África, como ajudava a financiar a compra dos mesmos.
III. nos engenhos da América Portuguesa a produção não ficou restrita ao açúcar. A cachaça também teve seu espaço garantido, pois tinha tanto um mercado interno consolidado, como um mercado externo africano.
IV. a colônia também exportava outros produtos, como o fumo, que chegou a ser tão relevante quanto o açúcar e ainda servia de moeda de troca para obtenção de africanos escravizados.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, V, F.
Alternativa 3:
F, F, V, V.
Alternativa 4:
F. F, V, V.
Alternativa 5:
F, V, V, V.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a economia colonial da América Portuguesa: I. A criação de gado começou nas proximidades dos engenhos, sendo utilizado como força motriz ou mesmo no transporte de produtos. Contudo, a tendência das terras mais férteis para o cultivo da cana foi empurrando os criadores para o interior, possibilitando a ampliação das áreas de pastagens. Verdadeiro (V). Essa afirmação está correta, pois a criação de gado realmente começou próxima aos engenhos e, com o tempo, os criadores se deslocaram para áreas menos férteis. II. A plantação de mandioca era tão relevante para a economia colonial que chegou até virar lei. Além do seu alto consumo na colônia, a farinha de mandioca era utilizada tanto para alimentar os escravizados trazidos da África, como ajudava a financiar a compra dos mesmos. Verdadeiro (V). A mandioca era um alimento básico na dieta colonial e sua produção era significativa. III. Nos engenhos da América Portuguesa a produção não ficou restrita ao açúcar. A cachaça também teve seu espaço garantido, pois tinha tanto um mercado interno consolidado, como um mercado externo africano. Verdadeiro (V). A produção de cachaça era importante e tinha tanto um mercado interno quanto externo. IV. A colônia também exportava outros produtos, como o fumo, que chegou a ser tão relevante quanto o açúcar e ainda servia de moeda de troca para obtenção de africanos escravizados. Falso (F). Embora o fumo tenha sido um produto importante, não chegou a ser tão relevante quanto o açúcar em termos de volume de exportação e não era utilizado como moeda de troca para a compra de escravizados. Portanto, a sequência correta das afirmações é: V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a Alternativa 2: V, V, V, F.