Analise o trecho bibliográfico em destaque:
“Nas praias e cais do Tejo, até Belém, espalhavam-se pacotes, caixas e baús largados na última hora. No meio da bagunça e por descuido, toda a prataria da igreja Patriarcal, trazida por catorze carros, ficou na beira do rio, e só alguns dias depois voltou para a igreja. Também caixotes contendo livros da Real Biblioteca foram deixados para trás [...]. Concluídos os trâmites para a saída e com todos a bordo, só faltava o tempo melhorar. O dia 29 amanheceu claro e a esquadra zarpou do Tejo, alcançando o mar. Nas portas do oceano, o encontro com os navios ingleses, que se achavam de prontidão, foi anunciado por uma salva de tiros”. (SCHWARCZ; STARLING, 2005, p. 164). De acordo com a análise do excerto bibliográfico, assinale a alternativa que representa o contexto deste relato:
Alternativas
Alternativa 1:
as historiadoras descrevem a partida dos lusitanos durante o auge da Era dos Descobrimentos, onde o retorno era completamente incerto.
Alternativa 2:
as autoras relatam o desespero dos camponeses portugueses mediante a invasão das tropas napoleônicas e sua tentativa de fuga.
Alternativa 3:
o trecho trata especificamente da partida dos lusitanos para a América Portuguesa no âmbito da organização do Governo Geral.
Alternativa 4:
o excerto bibliográfico retrata os bastidores da partida das Cortes lusitanas para o Brasil em 1808.
Alternativa 5:
o relato menciona a partida dos navegadores lisboetas para Calicute (no Oriente) em busca de especiarias.
Ed
há 23 horas
O trecho bibliográfico em destaque descreve a partida das Cortes lusitanas para o Brasil em 1808, quando a família real portuguesa e a corte fugiram das tropas napoleônicas. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: o excerto bibliográfico retrata os bastidores da partida das Cortes lusitanas para o Brasil em 1808.