Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos conhecimentos sobre as Relacóes entre Mente e Cérebro na História da Psicologia do Intelecto e da Emocáo, observe as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
Diógenes de Apolónia (século IV aC ) parece ter sido o primeiro a oferecer uma explicacáo unificadora para as funcóes fisiológicas, psíquicas e cósmicas: “Os homens e os outros seres animados vivem do ar, respirando-o, e ali estáo sua alma e inteligéncia... porque se Ihe retiramos, morrem, e sua inteligéncia se extingue”
Na medicina de Hipócrates (460-355 a.C ), o cérebro era considerado a parte mais importante do corpo e a sede da inteligéncia, mesmo que seja questionável a justificativa de que o cérebro é o meio pelo qual o ar comunica sua natureza.
Aristóteles (384-322 a.C.) recolocou erroneamente o coracáo como centro da vida, da sensacáo, do movimento e do calor. Ele desconhecia sistema vascular e o cérebro foi descrito como ocupando uma funcáo inferior no corpo, inclusive sobrecarregando o trabalho do coracáo.
A última grande contribuicáo da Idade Antiga veio de Galeno (129-200 a C ), cujas teorias sobre o corpo humano, com seus acertos e erros, dominaram a medicina por quatorze séculos.
Todas as assertivas estáo corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as assertivas apresentadas: 1. Diógenes de Apolónia: Ele realmente fez uma conexão entre ar, alma e inteligência, o que é uma visão interessante, mas não é amplamente reconhecido como uma explicação unificadora na história da psicologia. 2. Hipócrates: É verdade que ele considerava o cérebro como a parte mais importante do corpo e a sede da inteligência, embora a justificativa sobre o ar seja questionável. 3. Aristóteles: Ele realmente acreditava que o coração era o centro da vida e da sensação, e o cérebro era visto como inferior, o que está correto. 4. Galeno: Suas contribuições à medicina foram significativas e dominaram o campo por muitos séculos, o que também é correto. A última afirmação diz que "todas as assertivas estão corretas". No entanto, a primeira assertiva sobre Diógenes não é amplamente aceita como correta na história da psicologia. Portanto, a alternativa correta é que nem todas as assertivas estão corretas. A resposta correta seria que a afirmação "todas as assertivas estão corretas" é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina