A Educação Infantil vem sendo mais significativamente discutida no páis e alguns são os documentos oficiais a serem observados. O ato administrativo RCNEI - Referencial Curricular Nacional Educação Infantil, de 1998, é composto por três volumes e constitui-se em um conjunto de referenciais e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Ainda além da observação da cultura, o direito a individualidade de cada criança e de todas as crianças, é evidenciada quando o documento ressalta que: cuidar da criança é, sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa, o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação deste conhecimento e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independente e mais autônoma.
Os documentos oficiais a serem observados quando estamos discutindo Educação Infantil seguem uma hierarquia no país, temos em primeiro lugar a Constituição de 1988 (e as emendas constitucionais), que mais particularmente nos artigos 205 ao 214 se refere à educação. É correto afirmar:
I. A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu às crianças o direito de serem educadas em creches e pré-escolas na faixa etária de 0 a 6 anos (hoje de 0 a 5 anos), o que foi reforçado pelo Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) de 1990.
II. A LDB nº 9394/96, vem em seguida na hierarquia, e nela se proclamou a Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado, importante relação de direitos e deveres na constituição da escola pública. Foi aí estabelecido a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica.
III. Em terceiro lugar aparecem as Diretrizes Curriculares Nacionais e também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998, que são atos administrativos normativos, com caráter imperativo, embora não tenham a força de lei, tendo como origem o Conselho Nacional de Educação e não do judiciário.
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas
d) I, II e III
e) I, apenas.
Ed
há 22 horas
Vamos analisar cada afirmativa: I. A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu às crianças o direito de serem educadas em creches e pré-escolas na faixa etária de 0 a 6 anos (hoje de 0 a 5 anos), o que foi reforçado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990. Verdadeiro, a Constituição realmente garante esse direito. II. A LDB nº 9394/96, vem em seguida na hierarquia, e nela se proclamou a Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado, importante relação de direitos e deveres na constituição da escola pública. Foi aí estabelecido a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. Verdadeiro, a LDB realmente estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. III. Em terceiro lugar aparecem as Diretrizes Curriculares Nacionais e também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) de 1998, que são atos administrativos normativos, com caráter imperativo, embora não tenham a força de lei, tendo como origem o Conselho Nacional de Educação e não do judiciário. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve a natureza dos documentos e sua origem. Como todas as afirmativas I, II e III são verdadeiras, a alternativa correta é: d) I, II e III.