Logo Passei Direto
Buscar
  1. Leia com atenção a ementa abaixo, de julgado do Superior Tribunal de Justiça, e responda à questão proposta:

Ementa:

AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO MÉDICO. PRESCRIÇÃO. TERMO A QUO. CIÊNCIA INEQUÍVOCA DA VÍTIMA DO DANO IRREVERSÍVEL. PRINCÍPIO DA ACTIO NATA. MATÉRIA DE PROVA. SÚMULA 7/STJ.

1. A jurisprudência desta Corte firmou-se no sentido de que o prazo prescricional da ação para indenizar dano irreversível causado por erro médico começa a fluir a partir do momento em que a vítima tomou ciência inequívoca de sua invalidez, bem como da extensão de sua incapacidade. Aplicação do princípio da “actio nata”.

2. O acórdão recorrido fundamentou sua decisão no fato de que o julgamento da lide pelo magistrado de primeiro grau, com declaração da ocorrência da prescrição, foi prematuro, tendo em vista que o delineamento da controvérsia depende ainda da análise de um contexto probatório não produzido pelas partes.

3. Qualquer conclusão em sentido contrário ao que decidiu o aresto impugnado envolve o reexame do contexto fático-probatório dos autos, providência incabível em sede de recurso especial, conforme o que dispõe a Súmula 7/STJ.

4. Agravo regimental a que se nega provimento.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos, em que são partes as acima indicadas, decide a Quarta Turma, por unanimidade, negar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Honildo Amaral de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ/AP), Aldir Passarinho Junior, João Otávio de Noronha

(Presidente) e Luis Felipe Salomão votaram com o Sr. Ministro Relator.

Brasília, 22 de junho de 2010 (Data do Julgamento).

MINISTRO RAUL ARAÚJO FILHO (Relator). O prazo prescricional a que faz menção o julgado, cuja ementa se transcreveu acima, é de:

a.

3 anos.

b.

10 anos.

c.

15 anos.

d.

5 anos. 

e.

2 anos.

User badge image
Ricardo Correia

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para responder à questão sobre o prazo prescricional mencionado na ementa do julgado do Superior Tribunal de Justiça, precisamos considerar o que a legislação brasileira estabelece sobre a responsabilidade civil e a prescrição de ações relacionadas a danos. No caso de responsabilidade civil por erro médico, o prazo prescricional é geralmente de 3 anos, conforme o artigo 206, § 3º, inciso V do Código Civil, que trata da prescrição de ações de reparação civil. Analisando as alternativas: a) 3 anos - Esta é a opção correta, pois se alinha com o que estabelece o Código Civil para ações de responsabilidade civil. b) 10 anos - Não é aplicável neste contexto. c) 15 anos - Também não se aplica. d) 5 anos - Não é o prazo correto para este tipo de ação. e) 2 anos - Não é o prazo correto. Portanto, a resposta correta é: a) 3 anos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina