Logo Passei Direto
Buscar
O Direito do Trabalho, de suas origens aos dias atuais, passou por muitas alterações notáveis, acompanhando a dinâmica dos fatos e também da Sociedade. O Direito como um todo é dinâmico, todavia, o ramo do Direito do Trabalho, mais do que qualquer outro, é sensível a estas mutações, bastando lembrar os efeitos de grandes eventos como as Revoluções Industrial e Francesa, bem como as Grandes Guerras Mundiais. No Brasil, o trabalho foi eminentemente do escravo negro advindo da dominação de Portugal de terras africanas, já que os portugueses tiveram problemas na tentativa de escravizar os índios nativos.
Com relação à evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- A Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram as precursoras do movimento de libertação efetiva da escravatura, que ocorreu com a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel.
II- As transformações que vinham ocorrendo na Europa em decorrência da Primeira Guerra Mundial e o aparecimento da OIT incentivaram a criação de normas trabalhistas em nosso país.
III- Getúlio Vargas editou a legislação trabalhista para organizar o mercado de trabalho e controlar os movimentos trabalhistas em face da expansão da indústria.
IV- A Consolidação da Leis do Trabalho (CLT) reunia diversas leis esparsas, sendo, portanto, um código. Tratava da consolidação, da reunião de leis, porém seu fundamento não foram as Convenções da OIT.
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Questões para Estudantes

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I- A Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram, de fato, precursoras do movimento de libertação efetiva da escravatura, que culminou com a assinatura da Lei Áurea. Esta afirmativa está correta. II- As transformações que ocorreram na Europa após a Primeira Guerra Mundial e o surgimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) realmente incentivaram a criação de normas trabalhistas no Brasil. Esta afirmativa está correta. III- Getúlio Vargas editou a legislação trabalhista com o objetivo de organizar o mercado de trabalho e controlar os movimentos trabalhistas, especialmente durante a expansão da indústria. Esta afirmativa está correta. IV- A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) realmente reuniu diversas leis esparsas, mas seu fundamento inclui as Convenções da OIT, que influenciaram a legislação trabalhista brasileira. Portanto, esta afirmativa está incorreta. Com base na análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV está incorreta. Assim, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: D) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O trabalho é tão antigo quanto o homem, são inseparáveis e confundem-se até com a própria personalidade. Durante toda a história, os seres humanos são conduzidos pela obrigação de satisfazer necessidades essenciais de sobrevivência, como se alimentar (pescar, caçar) e proteger a sua espécie.
Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A Constituição que primeiro tratou do tema foi a do México, na qual estabelecia: jornada de oito horas, proibição de trabalho de menores de 12 anos, limitação da jornada dos menores de 16 anos a seis horas, jornada máxima noturna de sete horas etc.
II- A segunda Constituição a versar sobre o assunto foi a de Weimar (Alemanha), a qual buscou disciplinar a participação dos trabalhadores nas empresas, criou um sistema de seguros sociais e também a possibilidade de os trabalhadores colaborarem com os empregadores na fixação de salários e de mais condições de trabalho.
III- O Tratado de Versalhes tratou também da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a proteção das relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional, expedindo convenções e recomendações nesse sentido.
IV- A Carta Magna, celebrada na Itália, instituiu o sistema corporativista-fascista, que visava organizar a economia em torno do Estado, visando ao interesse nacional. O Estado centralizava o poder em consequência às relações jurídicas e de trabalho.
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina