Considere o seguinte fragmento de texto:
“A convocação da Rio+20 reacendeu as esperanças de avançar na transição a uma sociedade global sustentável. A humanidade já havia transmitido a impressão, especialmente na década passada, de ter adquirido uma compreensão bastante acurada dos desafios que a civilização moderna terá que superar para mitigar e adaptar-se ao estresse ambiental planetário”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIMARÃES, R. P.; FONTOURA, Y. S. R. Rio+20 ou Rio-20? Crônica de um fracasso anunciado. Revista Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 15, n. 3, set./dez. 2012. p. 20. . Acesso em 2 set. 2018.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Introdução à climatologia: Conceitos, pesquisas e ensino sobre as reflexões de Abramovay a respeito da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), analise as seguintes afirmativas:
I. Abramovay relata que nesse evento não foram discutidas soluções para atenuar os problemas dos grupos humanos mais vulneráveis às mudanças climáticas.
II. O autor relata que o documento da Rio+20 não expressa as desigualdades e os limites para a manutenção das sociedades.
III. O autor afirma que o tema mudanças climáticas apareceu de modo satisfatório no documento inicial para a Rio+20.
IV. Dentre os pontos positivos do documento, o autor cita a luta para erradicar a fome e a pobreza e o planejamento das cidades sustentáveis.
São corretas apenas as afirmativas:
A
I e IIIB
II e IVC
I, II e IVD
I, II, III e IVE
III e IV
Ed
anteontem
Vamos analisar cada afirmativa: I. Abramovay relata que nesse evento não foram discutidas soluções para atenuar os problemas dos grupos humanos mais vulneráveis às mudanças climáticas. Verdadeiro, essa afirmativa é consistente com críticas feitas à Rio+20, que muitas vezes não abordou adequadamente as necessidades dos mais vulneráveis. II. O autor relata que o documento da Rio+20 não expressa as desigualdades e os limites para a manutenção das sociedades. Verdadeiro, essa afirmativa também é consistente com críticas que apontam a falta de atenção às desigualdades sociais e ambientais no documento final. III. O autor afirma que o tema mudanças climáticas apareceu de modo satisfatório no documento inicial para a Rio+20. Falso, geralmente, as críticas apontam que o tema não foi tratado de forma satisfatória. IV. Dentre os pontos positivos do documento, o autor cita a luta para erradicar a fome e a pobreza e o planejamento das cidades sustentáveis. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois esses temas são frequentemente destacados como positivos nas discussões sobre a Rio+20. Agora, vamos ver quais afirmativas são corretas: - I e II são verdadeiras. - III é falsa. - IV é verdadeira. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: D) I, II e IV.