Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: "A mídia digital é uma mídia da presença. A sua temporalidade é o presente imediato (imediatismo). A comunicação digital se caracteriza pela não linearidade, pelo fato de que informações são produzidas, enviadas e recebidas sem mediação (...). A rede aponta para uma comunicação que não é unilateral, o qual tem um meio transmissor (emissor > receptor). Hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos. Não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos. Somos simultaneamente consumidores e produtores. Esse duplo papel aumenta enormemente a quantidade de informação. A mídia digital não oferece apenas uma janela para o assistir passivo, mas sim também portas através das quais passamos informações produzidas por nós mesmos, ela desmediatiza. Todos produzem e enviam informação. A mídia digital dissolve toda classe midiática comumente reconhecida em nossa sociedade. A desmediatização generalizada encerra a época da representação midiática muito percebida em jornais. Hoje, todos querem estar eles mesmos diretamente presentes e apresentar a sua opinião sem intermediários. A representação recua frente à presença ou à copresentação."
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir: I. A comunicação percebida dentro desse contexto é unilateral, com um direcionamento único, tal como no rádio, uma mídia eletrônica de massa, ao qual o receptor, o público da mensagem, é um destinatário passivo da informação. II. O exponencial aumento na quantidade de informações recebidas na atualidade, por conta do avanço tecnológico digital, se dá ao fato de pessoas, hoje, serem simultaneamente mais do que consumidoras: produtoras de informação. III. Ao desmediatizar a comunicação, a mídia digital generaliza o poder de transmitir informações do representante da mídia, tal como o jornalista, para qualquer pessoa afim de transmitir uma opinião. IV. A representação midiática está inserida no contexto da desmediatização, seguindo lado a lado às mídias digitais, com um processo extremamente segmentado, seletivo, exclusivo e unilateral de comunicação. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 16 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 16 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A comunicação percebida dentro desse contexto é unilateral, com um direcionamento único, tal como no rádio, uma mídia eletrônica de massa, ao qual o receptor, o público da mensagem, é um destinatário passivo da informação. Falso. O texto menciona que a comunicação digital é caracterizada pela não linearidade e pela interatividade, onde os indivíduos não são mais apenas consumidores passivos, mas também produtores ativos de informação. II. O exponencial aumento na quantidade de informações recebidas na atualidade, por conta do avanço tecnológico digital, se dá ao fato de pessoas, hoje, serem simultaneamente mais do que consumidoras: produtoras de informação. Verdadeiro. Essa afirmação está de acordo com o texto, que destaca o papel ativo dos indivíduos na produção de informações. III. Ao desmediatizar a comunicação, a mídia digital generaliza o poder de transmitir informações do representante da mídia, tal como o jornalista, para qualquer pessoa afim de transmitir uma opinião. Verdadeiro. O texto menciona que a desmediatização permite que todos possam produzir e enviar informações, não apenas os jornalistas. IV. A representação midiática está inserida no contexto da desmediatização, seguindo lado a lado às mídias digitais, com um processo extremamente segmentado, seletivo, exclusivo e unilateral de comunicação. Falso. O texto sugere que a representação midiática recua frente à presença e copresentação, indicando que a comunicação não é mais unilateral. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa correta é: II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: “A Relatora Especial de pessoas defensoras de direitos humanos, Mary Lawlor, apresentou (...) informe de sua visita ao Brasil, realizada em abril de 2024. A Relatora Especial da ONU informa que as pessoas defensoras de direitos humanos enfrentam uma situação de risco generalizado no país, com ataques extremamente violentos, estando os grupos mais discriminados em maior perigo. (...) O relatório reforça que, mesmo que essa situação não seja nova, cabe à administração atual abordá-las. Para isso, elenca grupos que enfrentam riscos específicos: pessoas defensoras de direitos humanos engajadas em lutas pela terra, mulheres defensoras de direitos humanos, jornalistas e ativistas sociais e culturais. (...) As recomendações da Relatora Especial são variadas e dirigidas ao Governo Federal, governos dos estados visitados, Poder Judiciário e empresas. Em especial, elas se concentram em três áreas: 1. Priorizar a demarcação e titulação de terras indígenas e quilombolas. 2. Garantir o direito ao consentimento livre, prévio e informado em atividades empresariais, incluindo o direito de dizer “não”. 3. Melhorar o programa de proteção para defensoras e defensores de direitos humanos.”
Com base no texto-base acima, assinale a alternativa mais adequada:
Segundo o informe, a garantia do direito ao consentimento livre, prévio e informado é aplicada exclusivamente em contextos de pesquisa científica, não sendo mencionada no texto para outras atividades.
O texto sugere que a proteção aos direitos humanos requer ação institucional múltipla: envolvimento de diferentes esferas de governo, Poder Judiciário e também ajustes normativos, como garantia de consentimento e políticas específicas para grupos vulneráveis.
De acordo com o relato da Relatora, bastam ajustes pontuais na legislação ou programas de proteção atuais para resolver os problemas, sem necessidade de abordagens de memória, justiça transicional ou reparação histórica.
A partir do informe da ONU, entende-se que os problemas enfrentados por defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil são recentes e vinculados apenas a falhas de segurança pública, não tendo relação com políticas de Estado ou fenômenos estruturais.
O informe indica que, embora grupos discriminados estejam em maior risco, não há recomendação de políticas específicas dirigidas a populações indígenas ou quilombolas, visto que suas demandas são vistas como similares às de outros grupos vulneráveis.

Leia o texto a seguir: “Com o rápido progresso da tecnologia, a mídia digital gradualmente se transformou no meio dominante para a disseminação cultural, rompendo o modo de comunicação tradicional, alcançando profunda integração entre cultura e tecnologia, e oferecendo novas oportunidades e desafios para a disseminação cultural. Este artigo explora as características do ambiente de mídia digital, enfatiza a importância da comunicação cultural nesse ambiente, e analisa detalhadamente o impacto da interação em redes sociais e da co-criação, personalização e comunicação personalizada.”
Qual das alternativas a seguir representa uma prática digital que sintetiza a tradição e a inovação na comunicação cultural?
Um festival on-line de música regional que convida espectadores a remixar trechos, colaborar com músicos locais e partilhar interpretações pessoais em redes sociais.
Um canal institucional que publica conteúdos de patrimônio cultural apenas como documentários fixos, sem envolver o público nem permitir co-criação.
Um site de arte tradicional exclusivo para público especializado, com acesso limitado e sem funcionalidades de interação social.
Uma plataforma digital que reproduz obras culturais tradicionais tal como eram, sem permitir adaptação ou interatividade digital, para 'preservar a autenticidade'.
Uma aplicação de realidade aumentada que mostra símbolos culturais sem contextualização ou participação das comunidades envolvidas.

Leia os textos a seguir: "A sociedade disciplinar feita de asilos, presídios, quartéis e fábricas, não é mais a sociedade de hoje. Em seu lugar, há muito tempo, entrou uma outra sociedade, a sociedade de academias, de fitness, prédios de escritórios, bancos, aeroportos, shopping centers e laboratórios de genética. A sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais 'sujeitos da obediência', mas sujeitos de desempenho e produção. São empresários de si mesmos. (...) A sociedade disciplinar é uma sociedade da negatividade e é determinada pela negatividade da proibição. (...) O poder ilimitado é o verbo modal positivo da sociedade de desempenho. O plural coletivo da afirmação 'Yes, we can' (Sim, nós podemos) expressa precisamente o caráter de positividade da sociedade de desempenho. No lugar de proibição, mandamento ou lei, entram projeto, iniciativa e motivação. A sociedade disciplinar ainda está dominada pelo não. Sua negatividade gera loucos e delinquentes. A sociedade do desempenho, ao contrário, produz depressivos e fracassados." Fonte: adaptado de HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019. [Edição do Kindle], p. 23-24.
Considerando os trechos dos textos, avalie as seguintes alternativas:
I. Uma sociedade do desempenho é uma sociedade de alta performance, imediatista, acelerada, não atrelada a um senso de obediência a um chefe.
II. A sociedade do desempenho é também focada na positividade contínua de produção que, ao mesmo tempo, representa uma sociedade do esgotamento, do fracasso, da fragilidade da saúde física e mental.
III. Uma sociedade do cansaço vem a ser o excesso de positividade que se torna tóxica, com o excesso de estímulos, de informações e de impulsos que, por sua vez, desmantela, fragmenta, a atenção das pessoas.
IV. Uma sociedade do cansaço acaba provocando um tédio profundo, impulsionado pelo excesso de produtividade, em um círculo contínuo de procrastinação.
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina