Logo Passei Direto
Buscar
A União Internacional de Conservação da Natureza possui uma lista de espécies ameaçadas de extinção, a chamada Lista Vermelha da IUCN, que, com base em critérios científicos, classifica o grau de ameaça na natureza sofrido por cada espécie em categorias.
Marque, nas assertivas abaixo, a única cujo grau de ameaça apresentado (escrito em caixa alta) corresponde acertadamente ao significado estabelecido pela IUCN.
A Uma espécie é considerada EM PERIGO quando risco de extinção é alto em curto prazo.
B Uma espécie é considerada VULNERÁVEL quando ainda não existe risco de extinção, porém, caso não sejam tomadas medidas para sua conservação, tal risco pode acontecer.
C Uma espécie é considerada EXTINTA NA NATUREZA quando não existem dúvidas de que o último indivíduo morreu.
D Uma espécie é considerada POUCO PREOCUPANTE quando os dados disponíveis não permitem concluir real estado de conservação, sendo necessários mais estudos para tal.
E Uma espécie é considerada QUASE AMEAÇADA quando existe risco alto de extinção em médio prazo.
User badge image
Estudando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das assertivas em relação à classificação da IUCN: A) Uma espécie é considerada EM PERIGO quando o risco de extinção é alto em curto prazo. - Correto. Esta é a definição de "Em Perigo". B) Uma espécie é considerada VULNERÁVEL quando ainda não existe risco de extinção, porém, caso não sejam tomadas medidas para sua conservação, tal risco pode acontecer. - Correto. Esta é a definição de "Vulnerável". C) Uma espécie é considerada EXTINTA NA NATUREZA quando não existem dúvidas de que o último indivíduo morreu. - Correto. Esta é a definição de "Extinta na Natureza". D) Uma espécie é considerada POUCO PREOCUPANTE quando os dados disponíveis não permitem concluir real estado de conservação, sendo necessários mais estudos para tal. - Incorreto. "Pouco Preocupante" significa que a espécie não está em risco de extinção e não requer medidas de conservação imediatas. E) Uma espécie é considerada QUASE AMEAÇADA quando existe risco alto de extinção em médio prazo. - Incorreto. "Quase Ameaçada" refere-se a espécies que não estão atualmente ameaçadas, mas que podem se tornar ameaçadas no futuro. A única assertiva cujo grau de ameaça apresentado corresponde acertadamente ao significado estabelecido pela IUCN é a A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A legislação brasileira permite que animais silvestres sejam criados em cativeiro. De acordo com a finalidade da criação, são estabelecidas categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro.
Considerando as categorias previstas na Instrução Normativa n° 07 (IBAMA, 2015), marque a opção que corresponde àquilo que está previsto na regra:
A Centro de Triagem de Fauna Silvestre é todo empreendimento de pessoa jurídica de direito público ou privado, com finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar faunas silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares, sendo permitida a comercialização.
B Criadouro científico para fins de conservação é todo empreendimento de pessoa jurídica, ou pessoa física, sem fins lucrativos, vinculado a plano de ação ou de manejo reconhecido, coordenado ou autorizado pelo órgão ambiental competente, com finalidade de criar, recriar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro para fins de realizar e subsidiar programas de conservação e educação ambiental, sendo vedada a comercialização e exposição.
C Comerciante de animais vivos da fauna silvestre é todo estabelecimento comercial varejista, de pessoa jurídica, com finalidades de pesquisa e alienação de partes, produtos e subprodutos da fauna silvestre.
D Abatedouro é todo empreendimento de pessoa jurídica ou produtor rural, com finalidade de criar, recriar, terminar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro para fins de alienação de espécimes vivos ou partes, produtos e subprodutos de espécimes mortos.
E Jardim zoológico é todo empreendimento de pessoa jurídica, constituído de coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública, para atender apenas a finalidades socioculturais.

Mais conteúdos dessa disciplina