Logo Passei Direto
Buscar
A primeira metade da década de 1950 foi, no Brasil, um período de transformações sociais e políticas, e o serviço social se desenvolveu em resposta a esses desafios.
Assinale a alternativa que apresenta os principais desafios enfrentados pelos assistentes sociais na década de 1950.
A rápida industrialização e urbanização.
A falta de consolidação da profissão mediante os desafios enfrentados.
Os debates intensos sobre a identidade da profissão diante do contexto da urbanização e crescimento populacional.
A tentativa ineficaz de integração da população pobre em projetos de desenvolvimento.
A ausência de transformações sociais e políticas na sociedade brasileira.
User badge image
ServicoSocializando

há 10 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 horas

Os principais desafios enfrentados pelos assistentes sociais na década de 1950 no Brasil incluem: 1. A rápida industrialização e urbanização. 2. A falta de consolidação da profissão mediante os desafios enfrentados. 3. Os debates intensos sobre a identidade da profissão diante do contexto da urbanização e crescimento populacional. 4. A tentativa ineficaz de integração da população pobre em projetos de desenvolvimento. A alternativa que apresenta um desafio que não se aplica é "A ausência de transformações sociais e políticas na sociedade brasileira", pois, na verdade, houve muitas transformações nesse período. Portanto, as outras alternativas refletem os desafios reais enfrentados pelos assistentes sociais na época.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Adentrar a seara das técnicas, métodos e instrumentos aplicados pelos assistentes sociais, sobretudo os relacionados ao Desenvolvimento de Comunidade DC, também conhecido por Organização de Comunidade, OC, Desenvolvimento e Organização de Comunidade DOC, Serviço Social de Comunidade – SSC ou Ação Comunitária – AC, nos remontam às décadas de 40-50.
Sobre o contexto histórico, político, econômico e social da gênese do Desenvolvimento de Comunidade, assinale a opção correta.
No contexto da sociedade de classes, as tensões se intensificam enquanto a população passa a ter consciência de sua exploração e começa a exigir direitos que foram prontamente atendidos pelos governos.
O planejamento dos grandes centros urbanos intensificaram a pauperização no período da industrialização que foi contornado pelos governos com a criação de políticas sociais para amenizar a questão social.
O crescimento exacerbado da população nos centros urbanos se deu pela vinda de camponeses à cidade em busca de emprego nas indústrias, mas que foi contornado pelo governo com a implementação de políticas habitacionais e de renda.
A falta de infraestrutura urbana gerou o acirramento da chamada 'questão social' e a intensificação das tensões enquanto a população passa a ter consciência da sua exploração e começa a exigir direitos.
A população mesmo vivendo em situações precárias nos centros urbanos contribuía para o desenvolvimento econômico e social, pois os governos tinham um planejamento para reverter tal situação.

Mais conteúdos dessa disciplina