Logo Passei Direto
Buscar
Algumas doenças que acometem populações rurais estão diretamente relacionadas a regiões de Campo e Floresta, como a malária, a febre amarela, a doença de Chagas e a leishmaniose cutânea e visceral. Outros agravos relacionados ao trabalho, entre eles a silicose, intoxicação por agrotóxico e metais pesados merecem destaque. Além da violência relacionada a conflitos pela posse de terra, é também elevado o número de casos de violência doméstica e sexual, principalmente contra a mulher.
Sobre esses agravos a que estão submetidas às populações do campo, está INCORRETO que:
comuns na década de 1980, os conflitos pela terra tiveram um grande declínio nos últimos dez anos (2012 - 2021), não sendo mais considerado um determinante social de saúde no século XXI.
os povos indígenas representam mais da metade das famílias afetadas por conflitos pela terra, tendo havido um aumento do número de invasões de seus territórios em 2020, quando comparados aos anos anteriores.
em 2020, mais de 171.968 famílias foram afetadas por conflitos no campo relacionados à ocupação e posse de terras. Esse foi o maior registro desde 1985.
sem-terra, posseiros, indígenas, quilombolas e assentados foram as maiores vítimas de agressões no campo nos últimos onze anos (2009-2020).
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A afirmação INCORRETA é: "comuns na década de 1980, os conflitos pela terra tiveram um grande declínio nos últimos dez anos (2012 - 2021), não sendo mais considerado um determinante social de saúde no século XXI." Na verdade, os conflitos pela terra continuam a ser um importante determinante social de saúde, afetando diretamente a vida e a saúde das populações rurais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina