Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Indique as afirmativas corretas e some os valores respectivos para dar a resposta. Com relação ao efeito fotoelétrico é correto afirmar que:
A soma das sentenças corretas é?
01. em uma célula fotoelétrica, a velocidade dos fotoelétrons emitidos aumenta, quando diminuímos o comprimento de onda da radiação luminosa uti l izada para provocar o fenômeno.
02. em uma célula fotoelétrica, a velocidade dos fotoelétrons emitidos aumenta, quando aumentamos o comprimento de onda da radiação luminosa uti l izada para provocar o fenômeno.
04. em uma célula fotoelétrica, a velocidade dos fotoelétrons emitidos será maior, se uti l izarmos, para provocar o fenômeno, luz vermelha forte, em vez de luz violeta fraca.
08. em uma célula fotoelétrica, a energia cinética dos elétrons arrancados da superfície do metal depende da frequência da luz incidente.
16. em uma célula fotoelétrica, a energia cinética dos elétrons arrancados da superfície do metal depende da intensidade da luz incidente.
32. a emissão de fotoelétrons por uma placa fotossensível só pode ocorrer quando a luz incidente tem comprimento de onda igual ou menor que certo comprimento de onda crítico e característico para cada metal.
a) 07
b) 24
c) 27
d) 31
e) 41
f) não sei
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o efeito fotoelétrico: 01. Correta - A velocidade dos fotoelétrons aumenta quando diminuímos o comprimento de onda (aumentamos a frequência) da radiação luminosa. 02. Incorreta - A velocidade dos fotoelétrons não aumenta com o aumento do comprimento de onda; na verdade, ela diminui. 04. Incorreta - A luz violeta tem maior frequência (e, portanto, maior energia) do que a luz vermelha, então a velocidade dos fotoelétrons seria maior com luz violeta, não com luz vermelha. 08. Correta - A energia cinética dos elétrons depende da frequência da luz incidente, conforme a equação de Einstein para o efeito fotoelétrico. 16. Incorreta - A energia cinética dos elétrons não depende da intensidade da luz, mas sim da frequência. 32. Correta - A emissão de fotoelétrons ocorre apenas se a luz tiver um comprimento de onda menor ou igual ao comprimento de onda crítico para o metal. Agora, somando os valores das afirmativas corretas: - 01 (1) = 1 - 08 (8) = 8 - 32 (32) = 32 Soma: 1 + 8 + 32 = 41 Portanto, a resposta correta é: e) 41.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina