Logo Passei Direto
Buscar
A tecnologia empregada no setor pecuarista tem procurado otimizar a produção, para atingir melhores resultados econômicos e produzir um alimento mais seguro e saudável para o consumidor. Neste sentido, existe uma preocupação crescente de monitorar a presença de substâncias promotoras de crescimento no produto alimentício que chega ao consumidor.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A - Promotores de crescimento são substâncias administradas aos animais, geralmente destinados ao abate, visando acelerar o crescimento e ganho de peso deles.
B - O tratamento profilático de animais com antimicrobianos não tem finalidade promotora de crescimento, sendo utilizado somente para fins de controle sanitário.
C - Hormônios anabolizantes e antiparasitários são exemplos de promotores de crescimento.
D - A regulamentação do emprego de promotores de crescimento tem a finalidade de assegurar condições para que os animais expressem os melhores resultados de desempenho, sem deixarem níveis residuais tóxicos nos produtos de origem animal.
E - Hormônios anabolizantes aceleram o desenvolvimento ósteo-muscular animal, portanto, podem ser categorizados como promotores de crescimento.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: A - Promotores de crescimento são substâncias administradas aos animais, geralmente destinados ao abate, visando acelerar o crescimento e ganho de peso deles. (Correta, pois descreve corretamente o que são promotores de crescimento.) B - O tratamento profilático de animais com antimicrobianos não tem finalidade promotora de crescimento, sendo utilizado somente para fins de controle sanitário. (Incorreta, pois o uso de antimicrobianos pode, em alguns casos, ter efeito promotor de crescimento, além de controle sanitário.) C - Hormônios anabolizantes e antiparasitários são exemplos de promotores de crescimento. (Correta, pois hormônios anabolizantes são realmente promotores de crescimento, embora antiparasitários não sejam considerados como tal.) D - A regulamentação do emprego de promotores de crescimento tem a finalidade de assegurar condições para que os animais expressem os melhores resultados de desempenho, sem deixarem níveis residuais tóxicos nos produtos de origem animal. (Correta, pois a regulamentação visa garantir a segurança alimentar.) E - Hormônios anabolizantes aceleram o desenvolvimento ósteo-muscular animal, portanto, podem ser categorizados como promotores de crescimento. (Correta, pois os hormônios anabolizantes são, de fato, promotores de crescimento.) Portanto, a alternativa incorreta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Geralmente, os efeitos da má qualidade do ar não são tão visíveis comparados a outros fatores mais fáceis de serem identificados. Porém, os estudos epidemiológicos têm demonstrado correlações entre a exposição aos poluentes atmosféricos e os efeitos tóxicos observados na população.
Sobre o tema, julgue os itens a seguir: I. Os efeitos tóxicos agudos provocados por poluentes atmosféricos podem ser exemplificados por irritação dos olhos e das vias aéreas superiores, dispneia (falta de ar) e cansaço. II. Alterações pulmonares, hipertensão, e câncer pulmonar são alguns efeitos tóxicos decorrentes de exposição prolongada aos poluentes atmosféricos. III. A monitorização biológica tem a finalidade de analisar a presença de contaminantes ambientais no solo, água e ar atmosférico, avaliando os riscos que esses poluentes podem representar ao ecossistema. IV. Biomonitoramento humano compreende a detecção de xenobióticos coletados diretamente das fontes emissoras, sendo útil para indicar o nível de exposição da população aos poluentes ambientais. Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas corretas.
I. Os efeitos tóxicos agudos provocados por poluentes atmosféricos podem ser exemplificados por irritação dos olhos e das vias aéreas superiores, dispneia (falta de ar) e cansaço.
II. Alterações pulmonares, hipertensão, e câncer pulmonar são alguns efeitos tóxicos decorrentes de exposição prolongada aos poluentes atmosféricos.
III. A monitorização biológica tem a finalidade de analisar a presença de contaminantes ambientais no solo, água e ar atmosférico, avaliando os riscos que esses poluentes podem representar ao ecossistema.
IV. Biomonitoramento humano compreende a detecção de xenobióticos coletados diretamente das fontes emissoras, sendo útil para indicar o nível de exposição da população aos poluentes ambientais.
A - I e II.
B - I e III.
C - III e IV.
D - II e IV.
E - II e III.

A Toxicologia Ambiental é uma área da Toxicologia que estuda os danos aos organismos vivos, incluindo a saúde humana, decorrentes da presença de contaminantes no meio ambiente.
A esse respeito, considere as seguintes afirmativas. I. A poluição ambiental se refere unicamente à contaminação dos compartimentos ambientais (ar, água, solo) por substâncias químicas, sem alusão à contaminação de alimentos. II. O ciclo biogeoquímico dos agentes tóxicos auxilia o Toxicologista ambiental a compreender de que forma esse xenobiótico interage com os organismos vivos e o meio ambiente. III. A Toxicologia ambiental estuda os efeitos nocivos ocasionados por substâncias químicas contaminantes do ambiente de trabalho. IV. A Contaminação ambiental decorre exclusivamente de atividade humana, como por exemplo, queima de combustível, esgoto, agrotóxico e resíduos industriais. V. Poluentes propagados no meio ambiente podem se combinar quimicamente e formar compostos de maior toxicidade em relação às substâncias originais. Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas corretas.
I. A poluição ambiental se refere unicamente à contaminação dos compartimentos ambientais (ar, água, solo) por substâncias químicas, sem alusão à contaminação de alimentos.
II. O ciclo biogeoquímico dos agentes tóxicos auxilia o Toxicologista ambiental a compreender de que forma esse xenobiótico interage com os organismos vivos e o meio ambiente.
III. A Toxicologia ambiental estuda os efeitos nocivos ocasionados por substâncias químicas contaminantes do ambiente de trabalho.
IV. A Contaminação ambiental decorre exclusivamente de atividade humana, como por exemplo, queima de combustível, esgoto, agrotóxico e resíduos industriais.
V. Poluentes propagados no meio ambiente podem se combinar quimicamente e formar compostos de maior toxicidade em relação às substâncias originais.
A - I e II.
B - II e III.
C - III e IV.
D - I e IV.
E - II e V.

Os contaminantes ambientais podem sofrer transformações químicas durante o processo de distribuição entre os compartimentos do ambiente contaminado.
A esse respeito, julgue as afirmativas a seguir: I. Os poluentes podem ser inativados ou originar compostos mais tóxicos após sofrerem modificações nas suas estruturas químicas. Os produtos ativos dessas alterações sempre apresentam o mesmo mecanismo de ação do xenobiótico original, sendo mais acentuados seus efeitos tóxicos. II. Degradação biótica é a inativação dos contaminantes ambientais por meio do metabolismo de microrganismos presentes em determinado meio. Comumente, os produtos dessas reações metabólicas são compostos inofensivos como água e gás carbônico. III. Biorremediação é o termo utilizado para designar o tratamento químico das águas contaminadas por bactérias. IV. Hidrólise, fotólise e adsorção são exemplos de degradação abiótica. Estão corretos apenas os itens:
I. Os poluentes podem ser inativados ou originar compostos mais tóxicos após sofrerem modificações nas suas estruturas químicas. Os produtos ativos dessas alterações sempre apresentam o mesmo mecanismo de ação do xenobiótico original, sendo mais acentuados seus efeitos tóxicos.
II. Degradação biótica é a inativação dos contaminantes ambientais por meio do metabolismo de microrganismos presentes em determinado meio. Comumente, os produtos dessas reações metabólicas são compostos inofensivos como água e gás carbônico.
III. Biorremediação é o termo utilizado para designar o tratamento químico das águas contaminadas por bactérias.
IV. Hidrólise, fotólise e adsorção são exemplos de degradação abiótica.
A - I e II.
B - I e III.
C - II e III.
D - II e IV.
E - I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina