Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
A palavra fascismo remete a um feixe ou maço em termos italianos ou, até mesmo, de forma mais remota, ao termo latino fasces, que era um machado "cercado por um feixe de varas que era levado diante dos magistrados, nas procissões públicas romanas, para significar a autoridade e a unidade do Estado" (PAXTON, 2007, p. 14).

Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com "V" para verdadeiro e "F" para falso:
( ) Oficialmente, o fascismo nasceu em Milão.
( ) O movimento comandado por Mussolini também se caracterizava pela violência e pelo caráter anti-intelectual.
( ) O socialismo irrompe na Itália não apenas com atos de violências para com jornais socialistas, mas também contra a "legalidade burguesa", em nome de um suposto bem maior.
( ) Foi na Inglaterra que o fascismo começou e recebeu o seu nome, mas ao mesmo tempo, em outras partes do mundo, nasciam movimentos nacionalistas, anti capitalistas, anti socialistas, que usavam de violência ativa contra os inimigos.

Assinale a alternativa correta:
a. V, F, F, V.
b. F, V, F, V.
c. V, V, F, F.
d. V, V, V, V.
e. V, F, V, V.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 6 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 horas

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o fascismo: ( ) Oficialmente, o fascismo nasceu em Milão. É falsa (F). O fascismo, como movimento político, é geralmente associado a Benito Mussolini e ao seu partido, que se consolidou em Roma, não em Milão. ( ) O movimento comandado por Mussolini também se caracterizava pela violência e pelo caráter anti-intelectual. É verdadeira (V). O fascismo de Mussolini utilizou a violência como uma ferramenta política e tinha uma postura crítica em relação ao intelectualismo, promovendo uma cultura de culto à personalidade e à ação. ( ) O socialismo irrompe na Itália não apenas com atos de violências para com jornais socialistas, mas também contra a "legalidade burguesa", em nome de um suposto bem maior. É verdadeira (V). O movimento socialista na Itália enfrentou repressão e violência, especialmente por parte dos fascistas, que se opunham à legalidade burguesa e buscavam estabelecer um novo regime. ( ) Foi na Inglaterra que o fascismo começou e recebeu o seu nome, mas ao mesmo tempo, em outras partes do mundo, nasciam movimentos nacionalistas, anti capitalistas, anti socialistas, que usavam de violência ativa contra os inimigos. É falsa (F). O fascismo, como ideologia e movimento, teve suas raízes na Itália, e não na Inglaterra. Agora, organizando as respostas: F - V - V - F. Portanto, a alternativa correta é: b. F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A África foi palco de bruscas mudanças entre os anos de 1880 e 1910, que coincide com as investidas imperialistas de países europeus sobre o vasto continente. Até 1880 algumas poucas áreas estavam sob o regime colonial europeu, e havia uma imensa área cujo o governo estava nas mãos de seus próprios reis, rainhas, impérios, chefes de clã, e toda sorte de governos.

Não obstante, quanto a este assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A colonização europeia no continente africano ocorreu de forma pacífica e sem resistências por parte das lideranças locais.
II. A colonização europeia no continente africano não veio sem hostilidades e resistências por parte das lideranças locais, que em sua grande maioria defenderam a soberania de seus povos ante as investidas dos europeus.
III. Entretanto, é importante pontuar que muitos viam com bons olhos a chegada de novas tecnologias e não viam a presença de europeus como ameaça a sua soberania, exemplo disso foi a criação de escolas primárias e secundárias na Costa do Ouro e na Nigéria. Além disso, muitos africanos ricos enviavam os filhos para a Europa, a fim de receberem educação superior.
IV. Até 1880 os africanos possuíam relações de livre comércio com a Europa e outras localidades, bem como julgavam-se militarmente e religiosamente - a religião foi uma importante arma contra colonialismo - caso os europeus ou qualquer outro povo ousasse ameaçar sua independência.

Assinale a alternativa correta:
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

A África foi palco de bruscas mudanças entre os anos de 1880 e 1910, que coincide com as investidas imperialistas de países europeus sobre o vasto continente. Até 1880 algumas poucas áreas estavam sob o regime colonial europeu, e havia uma imensa área cujo o governo estava nas mãos de seus próprios reis, rainhas, impérios, chefes de clã, e toda sorte de governos.

Quanto a este contexto, analise as asserções abaixo:
I. Em toda a África ocidental, essa dominação limitava-se às zonas costeiras e ilhas do Senegal, à cidade de Freetown e seus arredores (que hoje fazem parte de Serra Leoa), às regiões meridionais da Costa do Ouro (atual Gana), ao litoral de Abidjan, na Costa do Marfim, e de Porto Novo, no Daomé (atual Benin), e à ilha de Lagos (no que consiste atualmente a Nigéria).
II. Na África setentrional, em 1880, os franceses tinham colonizado apenas a Argélia.
III. Da África oriental, nem um só palmo de terra havia tombado em mãos de qualquer potência europeia, enquanto, na África central, o poder exercido pelos portugueses restringia -se a algumas faixas costeiras de Moçambique e Angola.
IV. Só na África meridional é que a dominação estrangeira se achava firmemente implantada, estendendo -se largamente pelo interior da região.

Assinale a alternativa correta:
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em imperialismo, que determinados países agem de forma imperialista, mas você sabe o que significa esse conceito? É preciso compreendê-lo enquanto condição histórica que anda lado a lado com o capitalismo, que diz respeito ao período específico, mas que possui múltiplas expressões ao redor do globo até os dias atuais.

Neste sentido, analise as asserções abaixo:
I. Muitas sociedades se definiram como impérios, como o Império Romano, Império Britânico, Império Português, Império Espanhol, dentre tantos outros.
II. Sobre o modus operandi imperialista, que em síntese podemos entender que é a expansão violenta por parte dos Estados, ou de sistemas políticos análogos, da área territorial da sua influência ou poder direto, e formas de exploração econômica em prejuízo dos Estados ou povos subjugados.
III. Além da conquista formal desses territórios, os países imperialistas também exerciam pressão política e econômica sobre a América Central, principalmente sobre os Estados Unidos.
IV. Na visão de Hobsbawm, o imperialismo inaugurou um novo capítulo no cenário mundial. O volume de exportações dos países imperialistas dobrou neste período, quilômetros e mais quilômetros de vias férreas foram construídas, colocando em jogo também a economia dos países periféricos.

Assinale a alternativa correta:
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Por que ideias socialistas encontraram terreno fértil em um país que sequer havia passado pela industrialização de fato? Diferente da Inglaterra ou da França onde as demandas dos trabalhadores eram absorvidas pelas ideias reformistas dos liberais, na Rússia não vigorava essa tradição e muito menos havia esperança que houvesse mudanças por meio constitucionais. Desde o início, os líderes do movimento proletário acreditavam que era necessária uma ruptura violenta com o regime vigente e o que dizia o Manifesto Comunista, de Marx e Engels representava uma verdade para os trabalhadores (HILL, 1977).

Não obstante, analise as afirmativas abaixo:
I. A razão fundamental para a Revolução foi a incompatibilidade entre o regime czarista e as exigências da civilização moderna.
II. A Grande Guerra veio acelerar a crise, pois os conflitos anteriores que acabaram deflagrando a Grande Guerra, como o embate com o Japão em 1905, trouxeram não apenas a derrota, mas também geraram insatisfação com um governo ineficiente e corrupto.
III. O que se desenrolou na Revolução de 1905, que instituiu a Duma, uma espécie de assembleia legislativa, com representantes eleitos pelo povo.
IV. A guerra criou uma situação delicada para a Rússia e para o czar, na medida que as tropas avançavam elas ficavam sem os suprimentos básicos.

É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina