Durante a chamada Patrística, o período dosPais da Igreja, várias heresias se proliferaram,dando muito trabalho para os apologetas aodefenderem a fé cristã. Entre estes apologetasestava Santo Agostinho, autor de uma extensaobra teológica e filosófica, que se empenhouprofundamente contra alguns movimentosheréticos de seu tempo que propagavamensinamentos contrários às doutrinasfundamentais do cristianismo.
Sobre os grupos heréticos contemporâneos deAgostinho, avalie as sentenças a seguir:
I- Os zelotas negavam a autoridade do PontíficeRomano, bem como denunciavam o luxo e aostentação do clero ocidental.
II- Os maniqueístas defendiam que o reino da Luzfoi enfraquecido pelo reino das Trevas, causando omal no mundo.
III- O arianismo era uma seita em que seusseguidores não reconheciam a divindade de Cristoe não aceitavam a doutrina da Trindade.
É correto o que se afirma em:
A. ( )
I, apenas.
B. ( )
I e II, apenas.
C. ( )
I, II e III.
D. ( )
III, apenas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Os zelotas negavam a autoridade do Pontífice Romano, bem como denunciavam o luxo e a ostentação do clero ocidental. Falso. Os zelotas eram um grupo judaico que se opunha à dominação romana e não estão diretamente relacionados ao contexto da Patrística ou às heresias enfrentadas por Santo Agostinho. II- Os maniqueístas defendiam que o reino da Luz foi enfraquecido pelo reino das Trevas, causando o mal no mundo. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o maniqueísmo é uma religião sincrética que dualiza a luta entre o bem (Luz) e o mal (Trevas). III- O arianismo era uma seita em que seus seguidores não reconheciam a divindade de Cristo e não aceitavam a doutrina da Trindade. Verdadeiro. Esta afirmativa também está correta, pois o arianismo negava a plena divindade de Cristo, afirmando que Ele era uma criatura e não coeterno com o Pai. Com base nas análises, apenas as sentenças II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: C. ( ) I, II e III.