Logo Passei Direto
Buscar
O processo de transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa no final da Idade Média culminou, no século XVI, com a grande revolução espiritual da sociedade europeia, caracterizada por um amplo movimento de contestação à autoridade do clero e do poder material da Igreja de Roma.
Esse movimento identificado como Reforma Protestante criticava também a prática da simonia que era...
A A herança de uma prática medieval, por parte do clero, que valorizava a administração das terras em prejuízo das questões espirituais.
B O comércio dos bens sagrados, como cargos eclesiásticos e as indulgências (perdão dos pecados).
C A prática do alto clero em acompanhar os reis nas batalhas em troca de bens, como terras e títulos.
D A atitude mundana do alto clero que usava os recursos da Igreja em benefício próprio.
User badge image
Questões para Estudantes

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A simonia é uma prática que se refere à compra e venda de cargos eclesiásticos ou bens sagrados, o que é considerado uma grave corrupção dentro da Igreja. Durante a Reforma Protestante, essa prática foi amplamente criticada, pois representava a mercantilização da fé e dos sacramentos. Analisando as alternativas: A) A herança de uma prática medieval, por parte do clero, que valorizava a administração das terras em prejuízo das questões espirituais. - Esta opção não se refere diretamente à simonia. B) O comércio dos bens sagrados, como cargos eclesiásticos e as indulgências (perdão dos pecados). - Esta opção descreve exatamente a simonia, pois menciona a venda de cargos e a prática das indulgências. C) A prática do alto clero em acompanhar os reis nas batalhas em troca de bens, como terras e títulos. - Esta opção não está relacionada à simonia. D) A atitude mundana do alto clero que usava os recursos da Igreja em benefício próprio. - Embora critique a corrupção, não define a simonia especificamente. Portanto, a alternativa correta que define a prática da simonia é: B) O comércio dos bens sagrados, como cargos eclesiásticos e as indulgências (perdão dos pecados).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Império Romano nasceu oficialmente em 27 a.C. e terminou com a conquista de Roma pelos godos, chefiados por Alarico, aproximadamente em 476 d.C., data da queda do último imperador do Ocidente, em consequência dos repetidos assaltos dos povos germânicos.
Sobre o Império Romano coloque (V) quando Verdadeiro e (F) quando Falso nas sentenças a seguir:
( ) O Império Romano designa um período histórico marcado pela ampla dominação da potência romana, sob a direção de seus césares.
( ) O Império Romano representava uma forma institucional e territorial do exercício de um poder monárquico, mas ao qual eram associados os valores aristocráticos tradicionais, o direito público como fonte de legitimidade e uma dimensão religiosa que correspondia ao ponto de vista ideológico e à forma como raciocinavam as elites romanas e as de suas províncias.
( ) O Império Romano agrupava um conglomerado de cidades e de comunidades locais que, até certo ponto, estavam integradas a uma rede de relacionamentos sociais que copiavam as estruturas da sociedade romana.
( ) Roma se solidificou como maior império que já existiu, sendo híbrido em sua formação, ou seja, composto de várias culturas, devido as conquistas territoriais que foram realizando ao longo dos tempos em suas guerras.
( ) Os romanos conquistaram grande parte do Oriente e todo o Ocidente durante os dois últimos séculos antes da era cristã e também na guerra civil interna onde venceu Júlio César em (100 a.C.- 44 a.C.).
A V – V – V – V – V.
B V – F – V – F – V.
C V – F – V – F – F.
D V – V – F – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina