Logo Passei Direto
Buscar
A integração do país no mercado mundial no século XIX, conseguida com a abertura dos portos em 1808, iria possibilitar a importação de equipamentos que contribuiriam para a alteração da aparência das construções das cidades maiores do litoral, respeitado, porém, o primitivismo das técnicas tradicionais.
Assinale a alternativa que avalia como a inserção de novos equipamentos na arquitetura no Brasil contribuiu para sua transformação, de acordo com o texto.
A introdução de novos equipamentos na construção no Brasil trouxe transformações na aparência e volume da arquitetura urbana, que não modificavam o funcionamento das construções, dependente da mão de obra escrava.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A introdução de novos equipamentos na construção no Brasil, após a abertura dos portos em 1808, realmente trouxe mudanças significativas na aparência e no volume das edificações urbanas. Esses novos materiais e técnicas permitiram uma maior diversidade estética e a possibilidade de construções mais imponentes. No entanto, é importante destacar que, apesar dessas inovações, o funcionamento das construções continuava a depender da mão de obra escrava, o que revela uma contradição entre o avanço tecnológico e as práticas sociais da época. Assim, a transformação na arquitetura foi visível, mas não acompanhou uma mudança nas condições sociais e laborais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No século XIX, ocorre um longo processo de transformação da arquitetura que era praticada na maior parte das cidades brasileiras até então. A essa transformação do caráter geral da arquitetura, correspondeu um novo modo de organização dos espaços interiores. O desenvolvimento dos núcleos urbanos de maior importância do litoral, em especial perante a Corte do Rio de Janeiro, implicou a alteração das formas de habitar e dos mecanismos de relacionamento da vida familiar com o conjunto da sociedade. Nessa nova situação, eram abertas às vistas dos estranhos não apenas as salas e saletas de entrada, mas também saletas de música e capelas, corredores e salas de jantar. Nas residências das famílias mais abastadas, as salas destinadas às recepções recebiam tratamento especial, com pinturas originais nos forros, paredes e folhas de portas e janelas. Acentuava-se, porém, indiretamente, a diferenciação entre esses locais e os de uso mais íntimo, ou seja, os destinados à vida da família, como dormitório e sala de almoço – aos quais jamais chegavam os estranhos –, e os de serviço, onde ainda pesava a sombra dos escravos.
Assinale a alternativa que estabelece a relação correta, de acordo com este texto, entre sociedade e arquitetura.
Conforme o texto, o que ocorre é uma forma socialmente diferente de usar espaços nas residências, criando três grupos de ambientes, os de uso mais íntimo, os de uso coletivo, mais festivos, e os dos escravos.

Mais conteúdos dessa disciplina