Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
O citral, substância de odor fortemente cítrico, é obtido a partir de algumas plantas como o capim-limão, cujo óleo essencial possui aproximadamente 80%, em massa, da substância. Uma de suas aplicações é na fabricação de produtos que atraem abelhas, especialmente do gênero Apis, pois seu cheiro é semelhante a um dos feromônios liberados por elas. Sua fórmula molecular é C10H16O, com uma cadeia alifática de oito carbonos, duas insaturações, nos carbonos 2 e 6; e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois isômeros geométricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor.
De acordo com a estrutura representada, é possível prever que esta substância possui no máximo quantos isômeros ópticos?
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para determinar o número máximo de isômeros ópticos de uma substância, precisamos identificar quantos centros quiral existem na molécula. O citral (C10H16O) possui dois grupos metila que podem criar quiralidade, mas, na estrutura descrita, não há menção de centros quirais. Como o citral tem uma cadeia alifática e não apresenta carbonos quiralmente substituídos, ele não possui isômeros ópticos. Portanto, a resposta é que o citral possui no máximo zero isômeros ópticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina