Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O cardápio de um indivíduo adulto saudável, do sexo masculino, apresentou a seguinte composição: Calorias totais = 2745 kcal Carboidratos = 378 g Proteínas = 109 g Gordura total = 88,5 g Analisando a distribuição dos macronutrientes, é possível afirmar que:
1. A contribuição calórica dos carboidratos fica abaixo da recomendação da DRI (2002).
2. A contribuição calórica dos carboidratos excede as recomendações e é superior a 50%.
3. De acordo com as recomendações de macronutrientes estabelecidas pela DRI (2002), essa dieta pode ser classificada como hipoproteica e hiperlipídica.
4. O percentual de proteínas é de ~15%, valor que desrespeita o preconizado pela DRI (2002).
5. O percentual de gordura total é de cerca de 29%, valor que respeita a recomendação da DRI (2002).
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Para analisar a distribuição dos macronutrientes e verificar as afirmações, vamos calcular a contribuição calórica de cada macronutriente: 1. Carboidratos: 1 g de carboidrato = 4 kcal - 378 g de carboidratos = 378 x 4 = 1512 kcal - Percentual de calorias dos carboidratos: (1512 / 2745) x 100 ≈ 55% 2. Proteínas: 1 g de proteína = 4 kcal - 109 g de proteínas = 109 x 4 = 436 kcal - Percentual de calorias das proteínas: (436 / 2745) x 100 ≈ 16% 3. Gorduras: 1 g de gordura = 9 kcal - 88,5 g de gordura = 88,5 x 9 = 796,5 kcal - Percentual de calorias das gorduras: (796,5 / 2745) x 100 ≈ 29% Agora, vamos analisar as afirmações: 1. Falsa: A contribuição calórica dos carboidratos é de aproximadamente 55%, que excede a recomendação. 2. Verdadeira: A contribuição calórica dos carboidratos excede as recomendações e é superior a 50%. 3. Falsa: A dieta não é hipoproteica (16% é adequado) e não é hiperlipídica (29% está dentro do recomendado). 4. Falsa: O percentual de proteínas é de aproximadamente 16%, que está dentro do preconizado pela DRI. 5. Verdadeira: O percentual de gordura total é de cerca de 29%, que respeita a recomendação da DRI. Portanto, as afirmações corretas são a 2 e a 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avalie a dieta da seguinte paciente: T. N., 22 anos e sete meses, peso 62 kg, 1,68 m, IMC: 22 kg/m². Há um mês ela vem apresentando dores abdominais, principalmente quando come. Ela relata que também não tem muito apetite ao longo do dia. Considerando o caso, coloque verdadeiro ou falso: I. A moça, apesar de estar eutrófica, está em risco nutricional, pois apresenta baixa ingestão energética e quantidade insuficiente de todos os micronutrientes. II. Para melhorar o desconforto, indica-se fracionar as refeições com intervalos de cerca de 3 a 4 horas, melhorar a mastigação dos alimentos e evitar a ingestão de líquidos junto às refeições. III. Nas refeições principais, identificou-se o consumo de preparações fritas que, apesar de não serem muito saudáveis, devem ser incentivadas, assim como outros alimentos energéticos. Essa estratégia deve ser usada para evitar que a moça continue a perder peso. IV. Deve-se identificar quais são os alimentos que causam desconforto e excluí-los da alimentação nessa fase crítica. Com a melhora do desconforto e com a correção dos erros alimentares, será possível reintroduzir os alimentos aos poucos, se assim for da vontade da paciente e do nutricionista. V. Deve-se incentivar a inclusão de lanches no período da manhã e da tarde, incluindo alimentos com alta densidade energética, como frutas com sorvete e bolo de cenoura. Já nas refeições principais, deve-se incluir preparações mais calóricas, como peixes empanados e macarrão com molho branco. Desta forma, será possível incluir os micronutrientes que estão em deficiência na dieta e auxiliar no ganho de peso.
1. I; V; F; V; F.
2. I; V; F; F; V.
3. I; F; V; F; V.
4. II; V; F; V; F.
5. II; F; F; V; V.
6. II; V; F; V; F.

Mais conteúdos dessa disciplina