Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Outros
Leia o texto e analise a imagem a seguir: Congresso aprova a Lei (PL) nº 6.549/2019 sobre a internet das coisas (IoT) dando isenção tributária para sistemas de comunicação entre máquinas e a estimativa é que gere mais de 10 milhões de empregos segundo o Ministério das Comunicações.
Considerando o texto e a imagem acima, assinale a alternativa correta em relação IoT:
Revolução tecnológica da microeletrônica que se expandiu em todos os países e que permitiu novas formas de comunicação e além dos comunicadores instantâneos como Whatsapp, Skype, redes sociais, e-mails e outras formas de comunicação instantâneas.
Revolução industrial 4.0 que marca a indústria mundial com a finalidade de produzir mais e com maior flexibilização. Esta revolução também é conhecida como fábrica digital com todas as instalações com padrões tecnológicos com a possibilidade de testar um produto antes do seu lançamento.
Revolução no setor tecnológico, mais precisamente o advento da internet que permitiu a democratização do conhecimento que pode ser adquirido por meio de dispositivos de pesquisa. Tais conhecimentos estão disponíveis para qualquer usuário online sem a necessidade de frequentar uma instituição de ensino.
Revolução tecnológica que conecta itens usados no dia a dia (dispositivos cotidianos) à rede mundial de computadores. O mundo físico está se tornado cada ver mais digital com dispositivos que se comunicam uns com os outros por meio de data centers com um sistema de nuvens.
Revolução energética que tornou possível uma série de transformações tecnológicas na distribuição de energia, fazendo com que a eletricidade chegasse a todas as pessoas com redução de perdas nos processos de transmissão.
User badge image
Progresso com Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A alternativa correta em relação à Internet das Coisas (IoT) é: "Revolução tecnológica que conecta itens usados no dia a dia (dispositivos cotidianos) à rede mundial de computadores. O mundo físico está se tornando cada vez mais digital com dispositivos que se comunicam uns com os outros por meio de data centers com um sistema de nuvens." Essa definição reflete a essência da IoT, que é a interconexão de dispositivos e objetos do cotidiano à internet, permitindo a comunicação e troca de dados entre eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia os textos a seguir: Texto I A atual globalização é fenômeno histórico que, para muitos estudiosos, tem sua origem mais remota no processo de expansão comercial e marítima que alguns países europeus protagonizaram no início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Com a marcha ascensional da Revolução Industrial, a partir de fins do século XVIII e ao longo dos dois últimos séculos, a mundialização da economia chega aos dias atuais arrastando consigo diversos outros aspectos da vida das sociedades. Texto II (...) "Para os fins da presente discussão interessa salientar a importância que assume a globalização da vida social como elemento constitutivo de um novo modo de societalização, caracterizado pelo desenvolvimento dos, entre outros, seguintes aspectos: consolidação de um novo padrão de acumulação capitalista; transformações no mundo do trabalho; emergência de uma nova questão social; inadequação das respostas e instrumentos de gestão do social ao novo quadro de problemas, e transformações do tecido institucional contemporâneo, principalmente no que diz respeito à regulação das relações indivíduo/sociedade." (...) Fonte: Revista Katálysis. Globalização, modernidade e individualização social. Raquel M., Myriam; Da Silva de Jesus, Cristiane. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/6921/6383 Links to an external site. Acesso e 26/09/2025.
A propósito do tema a que se refere os textos acima, julgue os itens que se seguem.
I. Por sua natureza, a globalização pressupõe, em tese, a livre circulação de produtos, capitais e pessoas, o que não impede, na prática, a eventual adoção de medidas protecionistas e de obstáculos aos fluxos migratórios.
II. O Brasil se insere no sistema econômico internacional fundamentalmente como fornecedor de produtos de alto valor agregado para os países desenvolvidos.
III. Do ponto de vista cultural, a globalização caracteriza-se como um processo de ocidentalização ou de americanização do mundo, decorrente da predominância da cultura ocidental e da potência norte-americana no sistema internacional.
IV. Modifica‐se, também, o jeito de produzir e de consumir, a maneira como se exerce a política, os valores, além de surgirem novos tipos de consciência, como, por exemplo, o valor que se deve dar ao meio ambiente.
I e II.
II e IV.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.

Leia o texto a seguir: Em 2013, antes de passar a se dedicar exclusivamente a atividades acadêmicas, a ginecologista Angélica Miranda, da Universidade Federal do Espírito Santo, recebeu em seu consultório uma mulher intrigada com as manchas vermelhas na pele que outros quatro médicos não haviam conseguido diagnosticar de modo satisfatório. “Era uma mulher jovem, com parceiro único, que não se achava em risco para infecções sexualmente transmissíveis”, conta a médica. Confirmado por exames de sangue, o diagnóstico indicou sífilis, doença causada pela bactéria Treponema pallidum e transmitida por contágio sexual. O marido da paciente negou qualquer responsabilidade, no início, mas depois contou que, semanas antes, em uma viagem de trabalho, saiu para uma noitada com colegas, bebeu demais, teve uma relação sexual sem preservativo e se infectou. O casal recebeu injeções de penicilina e a infecção desapareceu em poucos dias. Alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde e pela dificuldade na interpretação do diagnóstico, a doença reemergiu com força e se tornou a infecção sexualmente transmissível (IST) que mais se expandiu na última década. De acordo com o Boletim do Ministério da Saúde (MS) de outubro de 2020 (ver gráficos), o número de casos registrados da chamada sífilis adquirida (transmitida por meio do contato sexual) passou de 3.925 em 2010 para 152.915 em 2019, principalmente na faixa de idade entre 20 e 39 anos.
De acordo com especialistas, a sífilis tornou-se um problema de saúde pública na atualidade, pois
é incurável após cinco anos de infecção intermitente, facilmente atingidos em função do descaso crescente da população quanto ao uso de preservativos.
sua expansão é alimentada pelo desconhecimento de profissionais da saúde, pela dificuldade na interpretação do diagnóstico e no controle da transmissão.
é a mais difusa das infecções sexualmente transmissíveis, já que o contágio se dá por secreções corporais como lágrimas, saliva e esperma.
seu tratamento medicamentoso, mediante retrovirais, é de alto custo, o que sobrecarrega a rede pública de saúde, encarregada da distribuição gratuita do remédio.
é assintomática no primeiro ano, como gonorreia e clamídia, o que transforma o paciente em vetor de transmissão por seu desconhecimento.

Leia o texto a seguir: Os regimes autoritários visam o controle social, mediante a restrição de determinados direitos e a obediência passiva da população. Já os regimes totalitários, são movidos por uma ideologia dominante, que visa o domínio pleno da população, que são “conquistadas” por meio da propaganda do regime, de forma que se tem a total “abolição da liberdade e até mesmo a eliminação de toda espontaneidade humana e não a simples restrição, por mais tirânica que seja, da liberdade”. Fonte: ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 455.
Considerando o texto acima, avalie os conceitos que regem as questões relativas ao autoritarismo, totalitarismo e a democracia:
I. Pode–se dizer que os regimes totalitários são regidos para conduzir a sociedade civil à uma ideologia oficial do Estado.
II. Os regimes autoritários jamais recorrem a qualquer forma de legalidade ou aparência institucional para justificar sua autoridade.
III. Há um consenso que a democracia trata-se de um objetivo impossível de ser alcançado, posto que sempre se estabelecerá um estado de exceção para a manutenção da ordem.
IV. Com base na definição de Hannah Arendt, pode-se dizer que o regime militar no Brasil, proveniente do golpe de Estado de 1964 implementou um regime autoritário, porém de natureza não totalitária, já que nesta última situação, verifica‐se características mais presentes em regimes conduzidos por uma ideologia oficial, como o Fascismo na Itália, o Nazismo na Alemanha, o Salazarismo em Portugal e o Franquismo na Espanha.
V. O positivismo é uma doutrina que historicamente promoveu apenas regimes democráticos e participativos, sendo totalmente incompatível com qualquer forma de autoritarismo.
III e V, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina