4 - “Quer você trabalhe com sensor digital ou filme fotográfico, vai precisar de uma quantidade razoável de luz para tirar uma boa fotografia. A quantidade exata necessária para registrar uma imagem é conhecida como exposição. Algumas cenas fotografadas são mais luminosas do que outras - portanto, a câmera precisa controlar a quantidade de luz que atinge o filme ou o sensor. Se a luz for demasiadamente pouca, a imagem será escura; se houver luz excessiva, ficará muito clara”. Fonte: HEDGECOE, J. O novo manual de fotografia. São Paulo: Senac São Paulo, 2013. p. 76.
Diante das informações apresentadas sobre o conceito de Exposição, avalie as afirmativas a seguir:
I. Uma imagem muito escura é chamada de subexposta e pode correr quando o diafragma está muito fechado.
II. Uma imagem muito clara é chamada de superexposta e pode ocorrer quando o obturador foi aberto muito rápido.
III. A exposição é controlada por alguns conceitos basilares fundamentais, como a abertura do diafragma e a profundidade de campo.
É correto o que se afirma em:
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, apenas.
D) I, II e III.
E) III, apenas
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Uma imagem muito escura é chamada de subexposta e pode ocorrer quando o diafragma está muito fechado. Verdadeiro, uma imagem subexposta realmente ocorre quando há pouca luz atingindo o sensor ou filme, e isso pode acontecer se o diafragma estiver muito fechado. II. Uma imagem muito clara é chamada de superexposta e pode ocorrer quando o obturador foi aberto muito rápido. Falso, uma imagem superexposta ocorre quando há luz excessiva atingindo o sensor ou filme, e isso geralmente acontece quando o obturador está aberto por muito tempo, não muito rápido. III. A exposição é controlada por alguns conceitos basilares fundamentais, como a abertura do diafragma e a profundidade de campo. Falso, a profundidade de campo é um resultado da abertura do diafragma, mas não é um fator que controla a exposição. Os principais fatores que controlam a exposição são a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO. Com base nessa análise, a única afirmativa verdadeira é a I. Portanto, a alternativa correta é: C) I, apenas.