Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Leia o fragmento de texto a seguir: “Uma alegoria nos mostrará agora a situação dos homens em face da verdadeira luz. Suponhamo-los cativos, acorrentados num local subterrâneo, com o rosto voltado para a parede oposta à entrada e impossibilitados de ver algo além desta parede.”
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Textos Clássicos de Filosofia Antiga sobre a alegoria da caverna n’A República de Platão, é correto afirmar que:
A Nessa parte da obra, Platão entende que a condenação de Sócrates impediria que os gregos saíssem da caverna.
B Esta é uma forma do autor tratar das limitações do conhecimento quando preso apenas ao mundo sensível.
C Nessa alegoria, Platão apresenta Sócrates como o novo herói do mundo grego, maior que Aquiles, pois liberta os homens das correntes da ignorância.
D A alegoria da caverna é uma forma de Platão mostrar qual será o destino dos poetas que não seguirem suas regras morais.
E Nessa passagem, Platão nos apresenta uma tradicional forma de tortura grega, muito usada para extrair a verdade dos criminosos da pólis.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar as alternativas em relação à alegoria da caverna de Platão: A) Nessa parte da obra, Platão entende que a condenação de Sócrates impediria que os gregos saíssem da caverna. - Esta afirmação não é correta, pois a alegoria trata mais sobre a condição humana em relação ao conhecimento e à verdade, não especificamente sobre a condenação de Sócrates. B) Esta é uma forma do autor tratar das limitações do conhecimento quando preso apenas ao mundo sensível. - Esta alternativa está correta, pois a alegoria da caverna ilustra como as pessoas podem estar limitadas a percepções sensoriais e não enxergarem a verdadeira realidade. C) Nessa alegoria, Platão apresenta Sócrates como o novo herói do mundo grego, maior que Aquiles, pois liberta os homens das correntes da ignorância. - Embora Sócrates seja uma figura importante, a alegoria não se concentra em comparações heroicas, mas sim na busca pela verdade. D) A alegoria da caverna é uma forma de Platão mostrar qual será o destino dos poetas que não seguirem suas regras morais. - Esta afirmação não é o foco principal da alegoria, que trata mais sobre a percepção da realidade e do conhecimento. E) Nessa passagem, Platão nos apresenta uma tradicional forma de tortura grega, muito usada para extrair a verdade dos criminosos da pólis. - Esta afirmação não é correta, pois a alegoria não se refere a tortura, mas sim à condição de ignorância e à busca pela verdade. Portanto, a alternativa correta é: B) Esta é uma forma do autor tratar das limitações do conhecimento quando preso apenas ao mundo sensível.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte fragmento de texto: “A abordagem platônica distancia-se das explicações dos primeiros pensadores e abre a perspectiva para uma explicação metafísica da realidade na qual a psykhé é justificada pela existência de uma realidade transcendente e inteligível.”
Com base na leitura do fragmento de texto e dos conteúdos do livro-base Textos Clássicos de Filosofia Antiga, acerca da perspectiva platônica sobre o conhecimento, assinale a opção correta:
A Diferente das abordagens dos pensadores que o precederam, Platão propõe um modelo de razão e de conhecimento que ultrapassa a empiria (experiência).
B Para Platão, a alma assim como as ideias têm realidade concreta, por isso todo conhecimento deveria se basear na experiência.
C Para Platão, a alma assim como as ideias têm realidade concreta, por isso todo conhecimento deveria se basear na experiência.
D Como as ideias só são acessíveis após a morte, Platão defende a prática da hipnose como ferramenta de conhecimento filosófico.
E Como seguidor de Heráclito, Platão defende que neste mundo de mudanças constantes, o único conhecimento que temos seguro é a certeza da morte.

Mais conteúdos dessa disciplina